Tabuleiro Social
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInícioÚltimas imagensTorneios de Xadrez OnlineDownloadsJogarRegistarProcurarEntrar

Compartilhe
 

 WFM - Juliana Terao

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Leon MendesLeon Mendes

Idade : 47
Posts : 3334
Agradecido : 370
Cadastrado : 02/08/2011
Rio Grande do Sul

WFM - Juliana Terao Empty
MensagemAssunto: WFM - Juliana Terao   WFM - Juliana Terao Ts10Sáb 25 Fev 2012, 05:54


WFM - Juliana Terao Images?q=tbn:ANd9GcTke7GXPtOfgmfpZ3xh7go9ORuaIvd_k2AcfQmIOGkyHTOX8VYeC7wFJZiCzw


Entrevista realizada dia 27 de maio/2010

A posição do Brasil no ranking geral dos países é 25º e no feminino, exclusivamente, é a 46ª posição (segundo lista da FIDE).
Percebemos uma considerável diferença.
Um dos motivos pode ser a pouca divulgação dada ao xadrez como um todo e menos ainda à modalidade feminina, além de apoio e incentivo, claro.
Mesmo com essas dificuldades, nossa seleção brasileira feminina está muito renovada, tanto em relação à idade das jogadoras como em nomes.Na liderança dessa nova geração está a WFM Juliana Sayumi Terao, 18, campeã paulista e também do fortíssimo Torneio Pré-Olímpico Feminino, detentora do 2º maior rating FIDE entre as mulheres no país.

Observar o jogo de Juliana é um prazer e um assombro: uma partida sempre bem jogada, com tranquilidade e sangue frio.
Além disso, encontra lances sensacionais, como pudemos observar na partida recente com a Vanessa Gazola, no Pré-Olímpico.

Recentemente, ao conversar com o Chiquinho (Francisco Ximenes, técnico do time feminino da nossa cidade, árbitro e forte jogador), comentei sobre o nível de jogo da Amanda Marques (também ótima jogadora e classificada para as Olimpíadas).
O Chiquinho me perguntou: “e a Terao”?
Resposta: “Ah! Essa daí joga com uma precisão!”.
Chiquinho sorriu, satisfeito.
Sorriso de quem entende do riscado, ou melhor, do quadriculado.

Ah! A tempo: Juliana joga por Guarulhos!

Abaixo, a entrevista estilo "ping-pong" feita com ela, bastante interessante e reveladora, sobretudo em relação ao "xadrez no Brasil":

Definição de xadrez: Arte e cálculo

Onde começou a jogar: em casa, com meu pai

Momento inesquecível (no xadrez): Quando, com 9 anos de idade, ganhei do MF R. Benares

Xadrez no Brasil: Ainda precisando de muito apoio e investimento

Uma abertura: Defesa Siciliana

Um enxadrista: Alekhine

Uma enxadrista: Judit Polgar

Uma peça: Cavalo

Um livro: Xadrez Básico – por D’Agostini

Uma fase do jogo: Meio jogo

Pretensão enxadrística: Melhorar meu conhecimento enxadrístico

fonte:http://xadrezguarulhense.blogspot.com

WFM - Juliana Terao PO-FEM-2010+(4)
Ir para o topo Ir para baixo
akrosakros

Posts : 996
Agradecido : 138
Cadastrado : 16/02/2012
Santa Catarina

WFM - Juliana Terao Empty
MensagemAssunto: Re: WFM - Juliana Terao   WFM - Juliana Terao Ts10Sáb 25 Fev 2012, 17:43

Não sabia que tínhamos esse talento todo no nosso xadrez feminino! Não estou por dentro deste cenário, apenas tenho vaga noção dos GMs no masculino e dos Top GMs internacionais.
No feminino só a Regina Ribeiro a quem conheço; e que faz história no xadrez brasileiro com sua dedicação e esforço em prol deste xadrez tupiniquim, me era referência no xadrez feminino brasileiro.
Vou agora pela curiosidade tentar encontrar alguma partida da Juliana para conferir esse talento! policia

Não posso deixar de babar mais uma vez! Nossa lindona! ❤ rosa
Jogar com ela deve ser um prazer enorme! Fica a dica para patrocinadores/Investidores! :sm214: dinheiro


Torcer para que consiga logo chegar à WGM! alegre :clapping: festa
Ir para o topo Ir para baixo
Leon MendesLeon Mendes

Idade : 47
Posts : 3334
Agradecido : 370
Cadastrado : 02/08/2011
Rio Grande do Sul

WFM - Juliana Terao Empty
MensagemAssunto: Re: WFM - Juliana Terao   WFM - Juliana Terao Ts10Dom 26 Fev 2012, 09:33

WFM - Juliana Terao Terao

Entrevista feita em 24 de fevereiro de 2012

Xadrez Total: Quando você começou a se interessar pelo xadrez, e o que o levou a isso?

WFM Juliana Terao: O meu interesse pelo xadrez surgiu mais ou menos aos seis (6) anos, por sempre acompanhar o meu irmão nos torneios, comecei a me interessar pelo esporte.

Xadrez Total: Quais os principais objetivos que traçou como meta no xadrez que já foram atingidos e os que ainda faltam ser atingidos?

WFM Juliana Terao: O meu objetivo no xadrez era conseguir o titulo de WIM, o que eu consegui no Sul-Americano Juvenil no ano passado na Bolívia, porém, ainda estou esperando o meu titulo sair.

Atualmente o meu objetivo é chegar a WGM, e subir um pouco o rating.

Xadrez Total: Tendo participado ano passado o Zonal 2.4 da FIDE, e obtido a classificação para a Copa do Mundo, explique-nos sua consideração sobre o evento ocorrido há alguns meses.

WFM Juliana Terao: Achei que por ter sido um torneio aberto, muitas meninas iriam participar do torneio, mas foi uma pena que poucas foram.

Xadrez Total: Sendo a primeira brasileira a fazer norma de WGM, nos explique, como é a sua preparação a partir de agora, visando alcançar a titulação.

WFM Juliana Terao: Atualmente não estou tendo nenhum treinamento especial para alcançar essa meta, já que o meu foco agora é terminar a faculdade. Mas vou aproveitar ao máximo as oportunidades que tiver este ano para alcançar o objetivo de me tornar WGM.

Xadrez Total: Sua opinião com relação ao xadrez feminino no país.

WFM Juliana Terao: Acho que o xadrez feminino vem crescendo muito, mas o nível ainda está muito atrasado em relação aos melhores países. E também acho muito legal, o incentivo de vários organizadores de torneios, dando isenção na taxa de inscrição para as mulheres, como no torneio que vai ter agora, o Aberto do Brasil Osasco 50 Anos.

Xadrez Total: O que em sua opinião, precisa ser feito para que o xadrez no Brasil desponte, como um dos principais esportes do país. Considerando que a situação melhorou muito, se compara há alguns anos.

WFM Juliana Terao: O governo teria que dar mais suporte a esse esporte, conseguir uma atenção maior na mídia, popularizar o esporte, etc. E falta incentivo, apoio financeiro, são poucos os que conseguem um patrocínio, a maioria se vira com o “PAItrocínio”. [risos]

Xadrez Total: Tendo participado de duas olimpíadas de xadrez, destaque como é participar de um dos, senão o principal evento do xadrez representado o país e estando competindo no mesmo salão de jogos que os principais nomes do mundo do xadrez.

WFM Juliana Terao: É um torneio incrível, achei maravilhosas as duas vezes que fui, mesmo não sendo tão fanática como outros jogadores, estar no mesmo torneio, poder tirar fotos, jogar com jogadoras fortes como a Hou Yifan, almoçar na mesa ao lado da mesa da Judit Polgar, do Magnus Carlsen, entre outras coisas, com certeza são oportunidades extraordinárias.

Xadrez Total: Qual sua expectativa com relação a participação da Equipe Olímpica Feminina na Olimpíada desse ano?

WFM Juliana Terao: Acho que este ano a equipe olímpica feminina estará muito bem representada. Acho que devido às etapas do pré-olímpico as integrantes da equipe terão um nível mais regular, e o rating médio irá ser bem melhor do que a da olímpiada anterior.

Xadrez Total: Em 2009 juntamente com equipe brasileira formada por Vescovi, Fier, Leitão, Diamant, Lima e Feliciano, conquistaram a Olimpíada do Mercosul, realizada em Mar del Plata. Como foi a experiência em ter participado e vencido este importante evento, jogando um torneio por equipes ao lado dos principais jogadores do país. Ressaltando ainda que o Brasil não perdeu uma partida sequer.

WFM Juliana Terao: Foi um torneio muito bom, apesar de eu não ter tido boas partidas. Porém, a oportunidade de jogar ao lado dos melhores jogadores do país com certeza foi muito boa para o meu crescimento como jogadora.

Xadrez Total: Pela primeira na história do xadrez de São Paulo, um Aberto do Brasil vai dar inscrições gratuitas a todas as mulheres. Trata-se do Aberto do Brasil de Osasco. Você vai participar?

WFM Juliana Terao: Quero participar sim.

Xadrez Total: Em quais eventos pretende participar ao longo de 2012.

WFM Juliana Terao: Por enquanto os torneios que tenho certeza que irei participar são os Jogos Regionais e Abertos do Interior de São Paulo, e da Olimpíada.

Fonte:http://www.xadreztotal.com.br/entrevista-com-a-wfm-juliana-terao/
Ir para o topo Ir para baixo
Eder AppelEder Appel

Idade : 37
Posts : 420
Agradecido : 35
Cadastrado : 03/08/2011
Santa Catarina

WFM - Juliana Terao Empty
MensagemAssunto: Re: WFM - Juliana Terao   WFM - Juliana Terao Ts10Seg 27 Fev 2012, 06:47

Pô Akros...
Você é de SC e não conhece a Vanessa Feliciano? Filha do Nilo Feliciano de Rio do Sul?
WMI também.. maior rating do feminino brasileiro.
Ir para o topo Ir para baixo
akrosakros

Posts : 996
Agradecido : 138
Cadastrado : 16/02/2012
Santa Catarina

WFM - Juliana Terao Empty
MensagemAssunto: Re: WFM - Juliana Terao   WFM - Juliana Terao Ts10Seg 27 Fev 2012, 08:22

Pô Eder, pior que nunca tinha ouvido falar dela vergonha

Mas na verdade nem conheço ninguém, tô bem por fora do mundo enxadrístico nacional.
Conheci a séculos o Charles Gauche de Blumenau, mas não sei como ele está na atualidade, se ainda ativo em torneios ou não :search:

Conheço/leio mais sobre GMs internacionais do que sobre jogadores nacionais.

O lado bom é o Tabuleiro Social, que pode vir a estreitar essa minha ignorância :punish:

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado


WFM - Juliana Terao Empty
MensagemAssunto: Re: WFM - Juliana Terao   WFM - Juliana Terao Ts10

Ir para o topo Ir para baixo
 

WFM - Juliana Terao

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Entrevista com a WFM Juliana Terao

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Tabuleiro Social :: Discussões & Debates :: Academia do Fórum :: Biografias de Jogadores-