Tabuleiro Social
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInícioÚltimas imagensTorneios de Xadrez OnlineDownloadsJogarRegistarProcurarEntrar

Compartilhe
 

 GM - Mequinho

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Leon MendesLeon Mendes

Idade : 47
Posts : 3334
Agradecido : 370
Cadastrado : 02/08/2011
Rio Grande do Sul

GM - Mequinho Empty
MensagemAssunto: GM - Mequinho   GM - Mequinho Ts10Dom 26 Fev 2012, 21:16

GM - Mequinho 549-1-23-01-2012-10-13-54-Mequinho

Nascido em 23 de janeiro de 1952, na cidade de Santa Cruz do Sul - RS, Henrique Costa Mecking, conhecido como Mequinho.

Aprendeu a movimentar as peças de xadrez aos 5 anos, graças à sua mãe, Maria José Costa Mecking. Logo após, em São Lourenço do Sul, teve o seu primeiro professor, o delegado de polícia João Manoel Barreto.

Foi vice-campeão da cidade de Pelotas aos 9 anos, atrás apenas de Carlos Rodrigues Peixoto, então tri-campeão gaúcho e vice-campeão brasileiro. Aos 12 anos, venceu o campeonato pelotense (1964) e o campeonato gaúcho (1965). Foi Campeão Brasileiro em 1965 e 1967 (as 2 únicas vezes em que disputou) e Sul-Americano em 1966. Em 1973, venceu o Torneio Interzonal de Petrópolis , fortíssimo torneio, extraordinário feito que realizaria novamente, vencendo o Torneio Interzonal de Manila (Filipinas) em 1976. Participou dos Torneios Interzonais em 1967 (Sousse, Tunísia), 1970 (Palma de Mallorca, Espanha) e 1979 (Rio de Janeiro). Venceu os Torneios Interzonais em Bogotá, Colômbia e Vrsac, Iugoslávia (1971 - à frente de Porthish, com 8 vitórias e 7 empates). Representou o Brasil nas Olimpíadas de 1968 (Lugano) e 1974 (Nice). Em 1978 atingiu a inacreditável posição de 3º enxadrista do planeta, com um rating de 2635 pontos.

Foram escritas duas biografias sobre ele: "Henrique Mecking: Latin Chess Genius" (Henrique Mecking: Gênio Latino do Xadrez - 1995) de Stephen W. Gordon e "Mequinho, o perfil de um gênio" (1983), de Rubens Alberto Filguth, contendo 90 páginas, várias entrevistas, tabelas da maioria dos torneios em que participou, além de fotos.

Em 2000 , após muitos anos fora das competições, Mequinho disputa um match contra Giovanni Vescovi , o melhor jogador do Brasil. Saiu vencedor.

Apesar disso, Mequinho mostra que, mesmo já não estando mais entre os melhores do mundo, é ainda um jogador de muita força. Uma prova disso foi ter vencido Judit Polgar , a maior enxadrista do mundo, no ano de 2001 .

Mequinho também participa de torneios online, como os realizados no ICC ( Internet Chess Club ). Nele jogam cerca de 200 jogadores de nível internacionais além de milhares de outros usuários, e Mequinho já foi por várias vezes o primeiro do ranking.

É atualmente um Grande Mestre Internacional, com uma pontuação de 2560 no rating FIDE .
Ir para o topo Ir para baixo
Leon MendesLeon Mendes

Idade : 47
Posts : 3334
Agradecido : 370
Cadastrado : 02/08/2011
Rio Grande do Sul

GM - Mequinho Empty
MensagemAssunto: Re: GM - Mequinho   GM - Mequinho Ts10Dom 26 Fev 2012, 21:16

Um resumo do livro:

PERFIL DE UM GÊNIO

GM - Mequinho Mequinho

Morou até os seis anos de idade em São Lourenço, aos sete foi para pelotas com os Pais e aos 18 anos alugou um apartamento com amigos em porto alegre para estudar fisica na URGS(ele passou em terrceiro lugar) .Logo teve um longo torneio de xadrez e teve que abandonar os estudos mas conseguiu ao mesmo tempo um emprego com o ministro da educação(no governo do presidente Medici),no Rio de Janeiro aos 19 anos de idade.Foi o fim dele no Sul do Brasil.

Depois de sua doença se tornou muito religioso,mas ele entrou em crise, porque alem da Miastenia Gravis, aquela doenca que vitimou 0 Aristoteles Onassis, ele contraiu uma enfermidade psicologica. Esteve a beira da loucura. Entao ele se tratava nao com um psiquiatra, mas com um psicologo,mas agora parece que ele se recompos.Isto no Rio.

Tornou-se um fanatico religioso e vivia cercado de imagens.

Houve um ano em que ele disputou com Kortchnoi o direito de enfrentar o entao campeao do mundo.E a sua derrota o abalou muito, porque naquela ocasiao ele se sentia capaz de conquistar a condiçao de desafiante do campeao do mundo. Ele sofreu uma decepcçao muito grande e isto deve ter influido em tudo que aconteceu depois.

Houve um episódio da entrevista coletiva com a imprensa quando um amigo o aconselhou a criar uma imagem de quem estaria buscando expenencia, tentando jogar o peso da responsabilidade da vitoria sobre aquele que tinha o suporte tecnico mais poderoso,etc...mas ao contrario, Mecking declarou que iria ganhar, arrasar, destruir
Kortchnoi, criando um clima que acabou Ihe sendo muito desfavoravel.

GM - Mequinho Mequinho_1

"0 Mequinho é a versao nacional do Bobby Fischer. Mequinho sempre criou problemas, em todas as disputas. Sempre alegou uma serie de fatores e circunstancias para explicar suas derrotas, este e outro defeito dele. Ele sempre foi um criador de casos como Bobby Fischer. Como todo o genio ele e um homem diferente dos outros, como todo genio em geral, ele e urn homem de convivio diffcil".

Ele ainda tem uma face do seu fanatismo religioso, que ele ainda não abandonou. Ele talvez tenha se reequilibrado espiritualmente, mas nao a ponto de se despojar do fanatismo. E todo o fanatismo é uma mostra de perturbacção mental.

"Ele sabe perfeitamente. Eu nao vou entrar em materia de religiao. Mas ele sabe
perfeitamente que quem decide as partidas de xadrez nao e Deus, ele sabe porque ele e enxadrista"

Quando o seu pai morreu,ele nao veio para ca (RS).Ele se desligou completamente, assim como Bobby Fischer se desligou de sua familia.

"Separou-se da mae, da irma, de todos os familiares. Ele nunca disse para mim, e nao sei se disse para outros, mas ele era urn fanatico por Bobby Fischer. Eu acho que ele procurava imita-Io. Ate nas atitudes extravagantes".

Mequinho nunca teve um relaiconamento emocional com o outra pessao,seu amor era apenas o tabuleiro.Até o sexo,ele sublimou o sexo.

" Ele ficou revoltado com 0 relacionamento humano. Ate hoje eu imagino que ele olhe para tras e diga: Pelotas é o fim do mundo, as pessoas de la são revoltantes".

Dr.Nelson

(...)
Ir para o topo Ir para baixo
 

GM - Mequinho

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Mensagem do GM Mequinho
» Mequinho reza para voltar ao topo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Tabuleiro Social :: Discussões & Debates :: Academia do Fórum :: Biografias de Jogadores-