InícioInícioTorneios de Xadrez OnlineDownloadsJogarRegistrar-seBuscarConectar-se

Compartilhe | 
 

 Iniciativa e ataque

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
avatarLeon Mendes

Idade : 41
Posts : 3334
Agradecido : 370
Cadastrado : 02/08/2011
Rio Grande do Sul

MensagemAssunto: Iniciativa e ataque    Dom 11 Mar 2012, 09:28

Iniciativa, ataque com maioria de forças.

Vimos anteriomente, a importância da ameaça. Com ela podemos chegar a uma das vantagens mais valiosas em uma partida de Xadrez, a iniciativa. Que obriga o adversário a fazer lances defensivos de acordo com nossas ameaças. O jogador sem a iniciativa fica preso não podendo devolver golpe por golpe. Somente quando o jogador que tem a iniciativa a abandona, o adversário passa a ter oportunidade.

Galasso x Caruso, Pietralcina,1981

1. e4 e5
2. Cf3 Cc6
3. d4 exd4 O branco decide imediatamente lutar pelo centro. Adotando a Abertura Escocesa.
4. Bc4 h6?!

Uma das jogadas favoritas dos iniciantes que jogam com as negras. Com medo de um ataque com Bg5 ou Cg5 jogam preventivamente ...h6. Em algumas posições esta jogada é necessária. Mas na posição atual não é. Perde um tempo precioso numa abertura em que os tempos tem grande importância. Em vez de enfrentar rapidamente o inimigo mobilizando seu exército (desenvolvendo suas peças), as negras perdem um tempo. Elas deveriam ter jogado 4...Cf6, que ameaça o peão de e4. As brancas teriam que fazer alguma coisa para combater este ataque a seu peão. Com o lance da partida as brancas não tem que enfrentar nenhuma ameaça e podem jogar a vontade. Assim o branco tem que aproveitar esta pequena vantagem no desenvolvimento.

5. c3 As brancas oferecem dar um peão em troca de um desenvolvimento mais rápido. Em posições abertas, o desenvolvimento é muito importante.Muitas vezes vale a pena dar um peão para conseguir um desenvolvimento mais rápido. As brancas não só ameaçam formar um centro ideal de peões com 6.cxd4 mas também abrem um caminho para sua dama ir a b3.

5... dxc3 As negras aceitam o peao. Se as negras tentam acelerar seu desenvolvimento com 5...Cf6 podia seguir.6. e5 d5 (se 6...Ce4 7.Bd5 Cc5 8.cxd4 e o branco tem um jogo muito melhor) 7. Bb5 Ce4 8.Cxd4 Bd7 9. e6! fxe6 10. Qh5+, e devido a má jogada 3...h6 as negras perdem seu direito de rocar e seu rei está em posição muito ruim.



6. Cxc3 d6 As negras perdem mais um tempo. Era necessario fazer uma jogada que desenvolvesse e se possivel fizesse uma ameaça ao branco. 6...Bb4 por exemplo. O branco poderia seguir com 7.0-0 continuando com a idéia de um jogo ativo seguindo com Te1 e e5, claro dependendo das respostas do adversario. Esta partida também é ótima para ver como o "lance a lance" funciona. O negro não fez quase nenhuma jogada de acordo com as perguntas do "lance a lance".
7. O-O Bg4
Melhor era 7...Cf6. As negras deixam sua ala do rei parada e o peão de b7 sem defesa. O branco teria que continuar a procurar jogadas ativas do contrário o negro desenvolveria suas peças e manteria o peão a mais, sem dar nenhuma compensação para o branco.

8. Db3
O branco ataca com a Dama e o Bispo o peão de f7 e com a Dama o peão de b7.

8... Bxf3?? O negro ainda tinha chance de se defender com 8... Ca5(esta jogada vai contra a regra que diz que não devemos mover duas vezes com a mesma peça na Abertura. Mas aqui o negro tem um bom motivo: eliminar o agressivo bispo branco de c4) 9. Bxf7+ Re7 10. Da4 Rxf7 11. Dxa5 Cf6, o negro recuperou o peão, mas ainda temos muito jogo pela frente.

9. Bxf7+! Agora tanto faz o negro jogar 9...Re7 ou 9...Rd7 que o branco dá Mate com 10.De6#.
O branco teve o controle da partida durante todo o tempo. A iniciativa foi dele todo o tempo.

fonte:http://xadrez.altervista.org


Voltar ao Topo Ir em baixo
 

Iniciativa e ataque

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Tabuleiro Social :: Discussões & Debates :: Academia do Fórum :: Geral-