Tabuleiro Social
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInícioÚltimas imagensTorneios de Xadrez OnlineDownloadsJogarRegistarProcurarEntrar

Compartilhe
 

  O Incrível Illya

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Leon MendesLeon Mendes

Idade : 47
Posts : 3334
Agradecido : 370
Cadastrado : 02/08/2011
Rio Grande do Sul

 O Incrível Illya - Página 2 Empty
MensagemAssunto: O Incrível Illya    O Incrível Illya - Página 2 Ts10Qui 22 Mar 2012, 11:52

Relembrando a primeira mensagem :

O Incrível Illya

 O Incrível Illya - Página 2 Nyzhnyk11

Ele tem apenas 15 anos e já é um Grande Mestre (2585) respeitado no mundo inteiro. Estamos falando de Illya Nyzhnyk (Ucrânia) que está participando do Campeonato Individual da Europa. Todos sabem que derrotar o holandês Giri Anish (2717) é tarefa hoje para poucos. Pois bem, Illya, com ocupa o 111º lugar na lista dos jogadores deste Campeonato, em termos de forças, venceu na segunda rodada para Giri, que ocupa o 4º lugar!

fonte:reino de caissa


Última edição por Leon Mendes em Sex 23 Mar 2012, 09:02, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo

AutorMensagem
raquelcoelhoraquelcoelho

Idade : 29
Posts : 33
Agradecido : 3
Cadastrado : 17/09/2011
Mato Grosso do Sul

 O Incrível Illya - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Incrível Illya    O Incrível Illya - Página 2 Ts10Sex 23 Mar 2012, 07:52

Leon Mendes escreveu:
Bem..voltando ao assunto de xadrez ( risonho ) meu guri aprendeu a mexer as peças com 4 anos de idade,só que hoje ele tem seis e eu não não consigo ensinar a valorização das peças.

Por exemplo:

Ele troca um cavalo dele por um peão sem problema algum,eu digo que o cavalo valhe mais ,só que quando jogamos de novo ele comete o mesmo erro.Alguem sabe o fazer?

Outra coisa:

Eu tento facilitar o jogo p ele(é claro)mas sem ser fácil de mais,teve uma partida em que ele olhou para o tabuleiro,respirou fundo (ele não tinha a dama mas tinha duas torres e estava com um bispo a mais) e começou a chorar por que ele achava que jogo dele estava pior e iria perder,parei de jogar com ele por um tempo...o que será a causa disto?Isto é normal?

Ps.:eu nunca forcei a ele a ganhar,sempre tento a o deixar ele a vontade para jogar quando quiser.

Minha mãe é professora, ela diz que cada um aprende de um jeito e não ao mesmo tempo. Talvez ele só esteja demorando um pouco para aprender. Mas se continuar ensinando ele tenho certeza que ele consegue.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.dicasxadrez.com
Leon MendesLeon Mendes

Idade : 47
Posts : 3334
Agradecido : 370
Cadastrado : 02/08/2011
Rio Grande do Sul

 O Incrível Illya - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Incrível Illya    O Incrível Illya - Página 2 Ts10Dom 25 Mar 2012, 08:03

 O Incrível Illya - Página 2 Plovdiv04

Nyzhnyk, Illya2585–Giri, Anish27171–0

Ir para o topo Ir para baixo
costachesscostachess

Posts : 312
Agradecido : 35
Cadastrado : 28/08/2011
Rio Grande do Sul

 O Incrível Illya - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Incrível Illya    O Incrível Illya - Página 2 Ts10Seg 26 Mar 2012, 00:49

fiquei pensando pq nao 8.Cxc6. Bem, seria a princípio apenas uma recuperação do peao a menos. Ou talvez dar tempo as negras e cortarem o bispo de g2. Com 8.Cxc6 Db6 9.Ce5 (se 9.Cxb8 entao 9. ... Txb8) Bb7 10. O-O Bxg2 11.Rxg2 Cc6 12.Cxc6 Dxc6+ 13.Rg1 (ou f3, podemos em outro post analisar) Td8 obtendo um ótimo jogo para as negras, estou certo na minha análise?
Ir para o topo Ir para baixo
costachesscostachess

Posts : 312
Agradecido : 35
Cadastrado : 28/08/2011
Rio Grande do Sul

 O Incrível Illya - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Incrível Illya    O Incrível Illya - Página 2 Ts10Seg 26 Mar 2012, 01:08

no final depois de 29. ... Re8 (29....Dxg7 30.hxg7+ Rxg7 31.e7 vence) pensei em 30.Rg1 ameaçando Dh8+ seguido de Dxh7 com ameaça de mate ou promoção do peao h inevitável.
Ir para o topo Ir para baixo
costachesscostachess

Posts : 312
Agradecido : 35
Cadastrado : 28/08/2011
Rio Grande do Sul

 O Incrível Illya - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Incrível Illya    O Incrível Illya - Página 2 Ts10Seg 26 Mar 2012, 01:23

Sobre 8.Cxc6 pensei em algumas alternativas interessantes mas parece não funcionar:

A) 8.Cxc6 Db6 9.Ce7 Bb7 10.Cc8! Dc7 e acabaram as chances brancas

B) 8.Cxc6 Db6 9.Cd8 Ta7 e como prosseguir??

C) 8.Cxc6 Db6 9.d5!? 10.Ce5 exd5 11.Cxd5 Cxd5 12.Bxd5 Bb4+ 13.Rf1 O-O 14.e4 Dd6 15.Bf4 Bxd5 16.exd5 Db6 =

Incrível pensar que 8.a4 deixa o jogo das brancas melhor. Mas analisando a primeira variante postada por mim (não busquei em databases, quis usar minha própria lógica para análise, qualquer falha corrijam) as negras ganham mais espaço.A ideia imediata é que o cavalo em c6 não pode ser tomado por causa do xeque, correto e que basta tirar o cavalo da frente que tem uma torre na diagonal do bispo aparentemente desprotegida, também verdade. Embora tudo isto seja verdade parece que não funciona como o esperado. As brancas recuperam o peão mas cedem espaço as negras. Isso é uma das peculiaridades que tornam o xadrez de díficil análise! Ainda assim a variante C) dá um jogo interessante também, mas GMs tem as posições melhores analisadas que eu. E na variante do meu primeiro comentário não que não possa haver igualdade, mas ele deve ter estudado a posição e realmente dá um espaço bom pras negras coisa que ele , penso eu, quis evitar.


Última edição por costachess em Seg 26 Mar 2012, 01:54, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
costachesscostachess

Posts : 312
Agradecido : 35
Cadastrado : 28/08/2011
Rio Grande do Sul

 O Incrível Illya - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Incrível Illya    O Incrível Illya - Página 2 Ts10Seg 26 Mar 2012, 01:31

Fiquei feliz em ver Illya jogar 18.Dg4 seguido de h4-h5-h6 !! Eu não teria feito diferente. Ideia clássica de ataque.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado


 O Incrível Illya - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Incrível Illya    O Incrível Illya - Página 2 Ts10

Ir para o topo Ir para baixo
 

O Incrível Illya

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Tabuleiro Social :: Discussões & Debates :: Caíssa Café-