InícioInícioTorneios de Xadrez OnlineDownloadsJogarRegistrar-seBuscarConectar-se

Compartilhe | 
 

 Como Utilizar Softwares de Análise

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
avatarLeon Mendes

Idade : 41
Posts : 3334
Agradecido : 370
Cadastrado : 02/08/2011
Rio Grande do Sul

MensagemAssunto: Como Utilizar Softwares de Análise   Dom 29 Abr 2012, 08:43

Como Utilizar Softwares de Análise

Antes de publicar as breves análises da minha única vitória no Mundial por Correspondência até o momento, acho interessante tocar em um ponto de grande importantância no xadrez moderno: como utilizar os programas de análise.

Como veremos em breve, meu adversário errou neste quesito e devido a isso foi derrotado. A importância de se preparar bem com o computador é ainda maior para jogadores de torneio. Um estudo incorreto pode prejudicar enormemente o jogador, tornando-o "viciado" às ideias do computador, sem paciência para pensar sozinho, sem criatividade. Além do mais, grande parte dos enxadristas da novíssima geração sequer utilizam o tabuleiro: acham que analisar na tela do computador poupa tempo e é suficiente, especialmente para as análises de abertura.

O problema é que poupar tempo não costuma ser o caminho para a maestria no xadrez. O trabalho de análise independente, mesmo que demorado, é o que faz a diferença. O campeão mundial e grande patriarca do xadrez soviético, Mikhail Botvinnik, quando indagado sobre os rumos do xadrez com o crescimento da informática, refletiu com grande acerto que os computadores seriam uma ferramente de auxílio, mas o que continuaria fazendo a diferença seria o trabalho independente de análise.

Pois este trabalho independente é um dos pontos mais renegados pelos estudantes do jogo. Muitos dedicam suas horas de estudo para decorar linhas de abertura ou estudar passivamente as análises dos livros. Este método de estudo é totalmente incorreto. Para desenvolver-se no jogo é preciso questionar as análises, ter suas próprias ideias, confiança nas suas análises. Para tudo isso, os softwares de análise podem oferecer grande contribuição, se usados corretamente.

Obviamente, como em quase tudo na vida, há divergências sobre como utilizar esta ferramenta. Apresento ao leitor o método de trabalho que gosto de utilizar nos meus estudos - o mesmo que recomendo aos meus alunos - todas as vezes que pretendo investigar uma posição com maior cuidado:

I- monte a posição crítica no tabuleiro e, ao mesmo tempo, coloque-a no computador;

II- Ligue o programa de análise, minimize a tela do ChessBase (para não ficar olhando o que ele sugere) e analise a posição por algum tempo (sugiro 15 minutos). Pode analisar mexendo as peças.

III- Passado esse tempo de análise individual, verifique as sugestões do computador. Em seguida, minimize a tela novamente e repita a análise individual, analisando as ideias da máquina.

IV- Repita o processo até obter uma análise satisfatória.

Esse minucioso trabalho de análise melhorará não só o seu conhecimento específico da posição estudada, mas - principalmente -, desenvolverá outros aspectos do seu jogo, como visão tática, avaliação das posições, criatividade etc.



Fonte :Academia Rafael Leitão.
Voltar ao Topo Ir em baixo
 

Como Utilizar Softwares de Análise

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Tabuleiro Social :: Discussões & Debates :: Academia do Fórum :: Geral-