Tabuleiro Social
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInícioÚltimas imagensTorneios de Xadrez OnlineDownloadsJogarRegistarProcurarEntrar

Compartilhe
 

 Como computador analisa?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
costachesscostachess

Posts : 312
Agradecido : 35
Cadastrado : 28/08/2011
Rio Grande do Sul

Como computador analisa? Empty
MensagemAssunto: Como computador analisa?   Como computador analisa? Ts10Qui 17 maio 2012, 13:20


Fui assistir a um jogo no chessbomb que mostra análises do houdine e nos próprios movimentos ele grifa em roxo movimentos que considera sub-ótimos, em azul movimentos ótimos e em vermelho movimentos ruim feitos pelos jogadores. Pois bem, o lance 1. ... c6 em resposta a 1.e4 por parte das negras é grifado em roxo , ou seja, sub-ótimo e o houdine dá uma vantegem de 0.35 às brancas. Quer dizer, as brancas tem uma pequena vantagem de 0.35 segundo análises do houdine na Caro-kann. Isso me deixa uma curiosidade cada vez maior em saber como agem os algoritmos que calculam os lances? Podemos parar pra pensar, quem sabe chegamos a uma conclusão? Ou podemos pesquisar também, quem sabe encontramos algo?
Ir para o topo Ir para baixo
Leon MendesLeon Mendes

Idade : 47
Posts : 3334
Agradecido : 370
Cadastrado : 02/08/2011
Rio Grande do Sul

Como computador analisa? Empty
MensagemAssunto: Re: Como computador analisa?   Como computador analisa? Ts10Qui 17 maio 2012, 13:22

Parece que envolve,além do balanço material é claro,algumas características posicionais,tipo segurança do Rei,desenvolvimentos das peças,etc..por ai;

Vou pesquisar sobre o assunto... anotação

Editado

Não sei aonde eu vi como fazer uma analise e pontuar uma posição p + ou - ,acho que foi em algum livro...por exemplo: rei branco protegido 1 ponto p brancas ,etc...acho que é mais ou menos sobre isto que vc esta falando ,não?
Ir para o topo Ir para baixo
costachesscostachess

Posts : 312
Agradecido : 35
Cadastrado : 28/08/2011
Rio Grande do Sul

Como computador analisa? Empty
MensagemAssunto: Re: Como computador analisa?   Como computador analisa? Ts10Qui 17 maio 2012, 13:31

Ah... dependendo da tonalidade do roxo pode ser entre quase forte a quase ruim. Tem uma tonalidade de roxo muito sutil que é quase imperceptível a diferença entre o azul e tal tonalidade, mas prestando atençao se percebe. Tem uma tonalidade bem forte e tem outra tonalidade entre a tonalidade mais fraca e a mais forte. Percebi estas 3 tonalidades. Não vi se tem uma quarta. A tonalidade do lance que citei é a mais fraca e o Houdine muda a vantagem inicial branca de 0.15 pra 0.35
Ir para o topo Ir para baixo
akrosakros

Posts : 996
Agradecido : 138
Cadastrado : 16/02/2012
Santa Catarina

Como computador analisa? Empty
MensagemAssunto: Re: Como computador analisa?   Como computador analisa? Ts10Qui 17 maio 2012, 13:59

Bom o vivaxadrez como programador de engines deva poder dar uma luz sobre essa questão.

Ou até possa já ter dado, nos inúmeros links que forneceu nos posts sobre criação de engines,

No ChessBomb há:
Colors:
Optimal move
Suboptimal move
Weak move
Unanalyzed move <-- cor branca
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado


Como computador analisa? Empty
MensagemAssunto: Re: Como computador analisa?   Como computador analisa? Ts10

Ir para o topo Ir para baixo
 

Como computador analisa?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Tabuleiro Social :: Discussões & Debates :: Caíssa Café-