InícioInícioTorneios de Xadrez OnlineDownloadsJogarRegistrar-seBuscarConectar-se

Compartilhe | 
 

 Sistema Arranz - Desempates

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
avatarakros

Posts : 996
Agradecido : 138
Cadastrado : 16/02/2012
Santa Catarina

MensagemAssunto: Sistema Arranz - Desempates   Seg 16 Jul 2012, 15:35

El 'Sistema Arranz'

El Sistema Arranz se basa en otorgar 0,4 puntos a las blancas y 0,6 puntos a las negras en caso de tablas (hasta la fecha se reparte el punto) y está ya siendo adoptado por los principales estamentos competitivos del ajedrez mundial, no dudándose de que en un próximo futuro el Sistema Arranz será incluido en el Reglamento Oficial de Competiciones del máximo organismo internacional.
figurando ya en la web de ajedrez alemana Swiss-Manager, sin duda la que más siguen los aficionados de los cinco continentes y que se puede visualizar en Chess-Results, a través de internet.


Interessante, mas será mesmo efetivo? duvida

Em torneios de ida e volta (double round-robin) é bem provável que sim!

Noutros casos favorecerá quem for ter mais partidas com as pretas. E por isso mesmo, poderá servir como incentivo para que "pretas" joguem mais retrancadas do que antes, afinal com esse sistema o empate na verdade será como vitória para as pretas!

Pode parecer que esse Sistema Arranz seja nada mais que o mesmo critério que favorece quem joga mais vezes com as pretas, como foi o caso do adotado no último Brasileiro Feminino no Brasil (e que aliás definiu a campeã), e também no Memorial M. Tal deste ano.

Mas é bem diferente, pois os efeitos se sentem antes mesmos dos tie-breaks.
- No primeiro caso (Mais vitórias com pretas), apenas em casos de empates é que se aplicará esse critério.
- No segundo caso (Sistema Arranz), o critério se aplica a cada resultado:
Imagine um torneio com 9 rodadas, onde um jogador empata suas 5 partidas em que tinha as peças pretas.
Normalmente ele teria desses empates 2,5 pontos. Mas pelo Arranz terá 3,0 pontos!
A cada 10 empates com pretas, por esse critério, o jogador terá de bônus uma vitória!


acabar con las tablas pactadas, sin lucha, en pocas jugadas, de protocolo, en una partida de ajedrez, desenlaces tan desagradables e impopulares que a pesar de los esfuerzos de los dirigentes federativos por erradicarlas no han podido sin embargo evitarlas, las últimas, sin ir más lejos, en el reciente Campeonato del Mundo entre Anand y Gelfand, donde afloraron en gran número ante el desencanto de millones de simpatizantes.

Quando ambos jogam seus melhores lances(brancas x pretas), o empate é o resultado final.
Nenhuma engine nas suas avaliações, dá no inicio do jogo, vantagem vencedora às brancas!

Se o empate é o resultado justo para forças equivalentes, esse sistema Arranz, interfere nesse equilíbrio, já que dá vantagem vencedora às pretas antes mesmo do primeiro lance no tabuleiro.

Na prática não soluciona de forma alguma o problema dos empates desleais, ou pré-acordados, ou excessivos. Apenas transfere a vantagem inicial que antes era de quem jogava com as brancas, para quem terá as pretas.

E com as pretas satisfeitas com os empates, é mais provável que eles (empates) no mínimo se mantenham.

Talvez o simples 3-1-0 (Vitória 3 pontos; empate 1 ponto e derrota sem pontuação), seja mais efetivo e simples ao fim das contas. Já que premia o resultado (vitória) e não esta ou aquela cor (brancas ou pretas). idéia

Opinião à parte, a polémica enseja por mais opiniões e argumentos cafe

____________________________________

Adote o Sistema alfa-numérico Internacional de aberturas em suas referências à Aberturas nos seus posts neste Fórum - ECO - Encyclopedia of Chess Openings
Voltar ao Topo Ir em baixo
avatarakros

Posts : 996
Agradecido : 138
Cadastrado : 16/02/2012
Santa Catarina

MensagemAssunto: Re: Sistema Arranz - Desempates   Qui 27 Set 2012, 22:20

O formato 3-1-0 (Vitória 3 pontos; empate 1 ponto e derrota sem pontuação) adotado no Grand Slam tem-se mostrado funcional de um modo natural, sem necessidades de se conceder vantagens às pretas pelos critérios de desempate.

Quem está acompanhando esta edição de 2012 do Grand Slam, nota claramente o espírito de luta em todos os tabuleiros.
No jogo contra Caruana, Carlsen forçou tanto por uma vitória, que mesmo numa posição teoricamente empatada evitou entrar numa repetição de lances e acabou perdendo a partida.

Há jogadores que sem pretensões aos primeiros lugares nos eventos em que participam, preferem empates seguros contra fortes jogadores, por conta de maquiar seus ratings!

Cabe aos organizadores estarem familiarizados com esses jogadores e essas suas preferências por enfeitar ratings e não convida-los aos seus eventos.

Em torneios abertos e com grande número de participantes, aqueles que participam com o propósito de maquiar seus ratings se verão frustados num sistema 3-1-0 Suiço, pois acabarão sendo emparceirados por baixo e seus empates irão ao contrário lhes baixar o rating que tanto "lustram".


____________________________________

Adote o Sistema alfa-numérico Internacional de aberturas em suas referências à Aberturas nos seus posts neste Fórum - ECO - Encyclopedia of Chess Openings
Voltar ao Topo Ir em baixo
 

Sistema Arranz - Desempates

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Tabuleiro Social :: Discussões & Debates :: Caíssa Café-