Tabuleiro Social
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInícioÚltimas imagensTorneios de Xadrez OnlineDownloadsJogarRegistarProcurarEntrar

Compartilhe
 

 Como implantar um clube de xadrez

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Leon MendesLeon Mendes

Idade : 47
Posts : 3334
Agradecido : 370
Cadastrado : 02/08/2011
Rio Grande do Sul

Como implantar um clube de xadrez Empty
MensagemAssunto: Como implantar um clube de xadrez   Como implantar um clube de xadrez Ts10Qui 27 Out 2011, 08:43

Por William Pereira da Silva

"Tentarei repassar como implantei um clube de xadrez escolar na E.E. Jerônimo Rosado contando um pouco da minha trajetória no xadrez durante estes dez anos. O Relato terá como objetivo dar subsídios para quem quer implantar um clube e entendam como consegui meu intento e as dificuldades encontradas.

No ano de 1974 conheci o xadrez nesta escola como aluno e praticava o xadrez apenas por lazer. Em 1995 era técnico no basquetebol e tive de deixar a modalidade, para preencher minha carga horária e necessitava de outra atividade, descobri que nos JERN’S (Jogos Escolares do Rio Grande do Norte) existia a modalidade de XADREZ, já que conhecia um pouco resolvi assumir esta modalidade que teve certa aceitação pelos alunos, mas era grande a incompreensão dos colegas da educação física motivado pelo xadrez ser sentado e as modalidades esportivas de quadra sempre foram supervalorizadas, a importância era colocar alunos em movimentos. Resistindo as criticas continuei no xadrez e no ano de1996 fui convidado para ser diretor-técnico da modalidade de xadrez nos jogos escolares e comecei a perceber a aceitação no meio escolar e a cada ano a modalidade crescia em número de participantes. Entusiasmado comecei uma pesquisa e implantei o xadrez como modalidade esportiva e atividades extra classe numa pequena sala com cinco tabuleiros e peças. Durante estes dez anos com mudanças de diretores na escola que não compreendiam meu projeto sempre minha sala era destruída ou colocada num cantinho bem pequeno. Fui preservando o material e mantendo as atividades do xadrez de forma precária e dando aulas em qualquer lugar dentro da escola. No ano de 2002 comecei uma pesquisa sobre o xadrez nos laboratórios de informática que existia na escola e através da internet conheci O MUNDO DO XADREZ, e vi que o xadrez escolar estava bastante difundido em todo Brasil avançando em passos largos e comecei a idéia de implantar definitivamente UM CLUBE DE XADREZ com uma sala para no mínimo vinte e no máximo quarenta alunos, montei uma sala com mesas e cadeiras, dez tabuleiros, dez conjunto de peças( Consegui o material na própria escola e doações de alguns funcionários e amigos), fiz divulgação em toda escola, sala por sala, e durante este ano a sala funcionou satisfatoriamente. Mais uma vez pela incompreensão de diretores incompetentes minha sala foi destruída e perdi parte do material numa reforma realizada na parte física escola. Não desisti, finalmente no ano de 2004 resolvi “fincar o pé no chão” e determinado, consciente da importância e evolução do xadrez escolar montei uma sala num laboratório de física que estava sucateado, abandonado e transferi todo material para o laboratório de química. Com a sala desocupada comecei a implantação do CLUBE DE XADREZ ESCOLAR PENSART.
Primeiro elaborei um projeto de xadrez para dar ciência a toda comunidade escolar e aos dirigentes da educação.

Montando o Clube de Xadrez Escolar

O primeiro passo para quem pensa em criar um clube de xadrez (Ou uma sala para a pratica do jogo) é o local e material suficiente para a quantidade de alunos ou participantes que pretende alcançar. Comecei conseguindo mesas e cadeiras em escolas desativadas para realizar os jogos escolares na modalidade de xadrez numa sala na E.E. Jerônimo Rosado, em seguida insistindo muito solicitei a diretora em exercício algumas mesas tirando uma de cada setor da escola ( duas da sala professores; duas da Biblioteca; duas do Departamento Educação Física...) com as cadeiras do mesmo jeito. Montada a sala com mesas e cadeiras solicitei material da direção da escola e consegui com muita dificuldade 20 tabuleiros de nigth today (parecido com napa, confeccionado em serigrafia) e comprei pela internet dez conjuntos de peças de polietileno pelo preço de R$ 22,00. Juntei com o material restante tendo material suficiente para dar aulas para quarenta alunos. O material de xadrez pode-se conseguir de mil maneiras: confeccionando junto com alunos e professores de arte, pela internet, comprar em lojas da cidade, serigrafia. Pode ser de madeira, plástico, polietileno, vidro, chumbo, ouro depende do poder criativo e aquisitivo das pessoas envolvidas no projeto.

Com a sala pronta definir horários de funcionamento. Evidentemente para conhecerem seu projeto, sua sala, seu clube, suas intenções, faz-se necessário uma grande divulgação dentro da escola em conversas nas salas de aula e diversos setores explicando os objetivos do seu trabalho com o xadrez, cartazes em mural, oficinas nos corredores da escola, imprensa em geral, enfim fazer conhecer a comunidade escolar e ao público em geral suas intenções e ações pretendidas. Com tudo pronto, sala arrumada e horários definidos esperar alunos e freqüentadores.
Metodologia aplicada

Chegava à sala nos horários pré-estabelecidos colocava o material em cima da mesa e na medida em que chegavam os alunos entregava o material para ser montado na mesa escolhida. Caso estes já soubessem jogar esperava alguma solicitação. Os que não sabiam eram orientados como utilizar o material e dispunha-me a ensinar as primeiras lições sobre o xadrez desde uma pequena história do xadrez, seus objetivos pedagógicos, noções básicas do tabuleiro, nome e movimentação das peças, objetivo do jogo que é o XEQUE-MATE e de acordo coma aceitação e disponibilidade do aluno ia aprofundando nos ensinamentos das jogadas especiais, aberturas, meio jogo etc. etc.

Com a continuidade e freqüência dos alunos realizava o cadastro de todos com nome, turma, série e data de nascimento no intuito de ter o controle e saber possíveis alunos que matavam aulas no clube, ter um levantamento da quantidade de freqüentadores, selecionar possíveis interessados em participar de campeonatos e torneio para prepará-los melhor em aulas especiais e horários específicos. Tudo era coordenado como numa sala de aula normal. Como tinha um sentido de clube também oferecia horários nos finais de semana que é ideal para realizações de torneios e campeonatos. No xadrez acontece uma educação comunitária os que sabem mais vão ensinando os que sabem menos, é bonito ver que todos aprendem em comunhão, há uma troca de experiência e conhecimento de acordo com o descobrimento de novas jogadas, novas estratégias. Só existe a disputa acirrada somente na hora do jogo, da competição, “ninguém tem pena de ninguém” é “um por si e Deus por todos”, mas no geral as coisas acontecem em harmonia. O restante agente vai descobrindo junto com os alunos aprimorando o funcionamento e trocando experiências.

A Diretoria do Clube forma-se com os freqüentadores sejam alunos, funcionários professores ou visitantes e os fominhas que não saem de perto da gente.

Exemplo de uma diretoria: (Podem-se formar mais cargos e funções). È interessante que o diretor seja o professor de xadrez, coordenador do projeto, professor da escola, funcionário, isto é, alguém que sempre esteja presente no Clube de xadrez e tenha liderança e respeito da comunidade dos enxadristas.
Presidente
Vice-presidente.
Diretores Administrativos.
Diretor financeiro.
Coordenador de eventos.

Dando continuidade aos trabalhos para quem pretende e quer conhecer o MUNDO DO XADREZ torna-se necessário pesquisar na internet, livros, revistas, jornais, clube existente na cidade, alguém com experiência no xadrez, enfim envolver-se com as atividades existentes na sua comunidade, cidade, escola. O envolvimento e o compromisso é a chave do sucesso em qualquer projeto.
TODAS AS COISAS SÃO POSSÍVEIS, QUANDO SUSTENTADAS POR SONHOS E VALORES CONSISTENTES."

Ir para o topo Ir para baixo
chesstotalchesstotal

Posts : 1
Agradecido : 1
Cadastrado : 02/11/2011
Alagoas

Como implantar um clube de xadrez Empty
MensagemAssunto: Re: Como implantar um clube de xadrez   Como implantar um clube de xadrez Ts10Qua 02 Nov 2011, 08:45

positivo
Ir para o topo Ir para baixo
 

Como implantar um clube de xadrez

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Clube de Xadrez Peão Rei - CXPR
» Paulo Afonso Xadrez Clube-PAXC
»  O Xadrez como Marketing nas Escolas
» Artigo: Como ganhar dinheiro no Xadrez.
» Como nos comportar numa partida de Xadrez

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Tabuleiro Social :: Discussões & Debates :: Caíssa Café-