InícioInícioTorneios de Xadrez OnlineDownloadsJogarRegistrar-seBuscarConectar-se

Compartilhe | 
 

 Dicas para o final

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
avatarLeon Mendes

Idade : 41
Posts : 3334
Agradecido : 370
Cadastrado : 02/08/2011
Rio Grande do Sul

MensagemAssunto: Dicas para o final   Qui 27 Out 2011, 09:55



1. Peões dobrados (quebrados), isolados (ilhados) ou bloqueados são fracos. Evite-os.
2. Os peões passados devem avançar o mais rapidamente possível.
3. O jogador que tiver um peão a mais, deverá trocar peças, mas não peões.
4. Ao passo que, quem tiver um peão de menos, deverá trocar peões e não peças.
5. Aquele que adquirir uma vantagem, não deverá abandonar todos os peões de uma ala.
6. Com um peão a mais, a partida provavelmente terminará em empate, uma vez que haja peões somente numa das alas do tabuleiro, além, naturalmente, de outras peças no jogo - sejam elas menores (cavalo ou bispo) ou maiores (torre ou dama).
7. Os finais mais fáceis de ganho são os finais puros de peões.
8. E os mais fáceis de empate são aqueles com bispos de cores diferentes.
9. O rei é uma peça forte. É importante usá-la.
10. Não coloque peões nas casas da cor de seu bispo.
11. Os bispos são melhores que os cavalos em todas as situações, exceto nas posições bloqueadas.
12. Dois bispos contra bispo e cavalo (ou dois cavalos) constituem vantagem apreciável.
13. Peões passados devem ser bloqueados pelo rei.
14. Uma torre na sétima horizontal é compensação suficiente por um peão a menos.
15. As torres devem situar-se detrás dos peões passados.


Última edição por Leon Mendes em Sex 02 Mar 2012, 20:21, editado 2 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
avatarLeon Mendes

Idade : 41
Posts : 3334
Agradecido : 370
Cadastrado : 02/08/2011
Rio Grande do Sul

MensagemAssunto: Re: Dicas para o final   Sex 02 Mar 2012, 20:18

TEXTO RETIRADO DA DATABASE "ABC DE FINAIS"

Um jogo de xadrez é caracterizado classicamente através de três fases: Abertura, Médio-jogo e Finais. Na Abertura, o desenvolvimento rápido de suas peças é a primeira prioridade. No Meio-Jogo, todas as peças participam em combate, e ambos os lados apontam a alcançar uma vantagem material - ou até mesmo ganhar - administrando um ataque de mate. Nos Finais, o resultado é determinado com ajuda de um material reduzido, como a maioria das peças já trocadas.

A Abertura e o Medio-jogo são jogados de acordo com princípios comuns. Baseado no conhecimento de muitos jogos de torneio, existe um corpo atual de informação que ajuda identificar se esta ou aquela característica posicional é boa ou ruim, se esta ou aquela abertura conduz uma vantajosa ou desvantajosa posição. Avaliação de posição de medio-jogo pode mudar completamente; só o desenvolvimento de abrir linhas decide. Isto é diferente nas finais. Como o jogo de Finais está em vista que pode ser avaliadas certas posições ou certas constelações materiais mais precisamente. Por exemplo o de torre vs rainha ,em todo caso é um ganho para o jogador com a rainha. Isto nunca mudará contanto que as regras do jogo permaneçam como estão de pé agora eles. Porém, não só é necessário estar atento do resultado de um final, você também tem que saber métodos pelos quais você pode ganhar.

Quando alguém começa a jogar xadrez, eles são cativados freqüentemente pela fascinação de combinações ou a complexidade de abrir linhas. Isto é particularmente verdade sobre jogadores jovens. Embora esta aproximação seja compreensível, está não obstante errado. De que aproveito tem jogar uma longa linha memorizda se sua vantagem desaparecera após três movimentos inexatos no médio-jogo? Ou até pior: você alcança um final que é analisado por um grandmaster como uma posição ganha, e você não tem a experiência para lidar com a posição. Se você tem aprendido como desenvolver suas peças na abertura e sabe como evitar a perda de material ou levar um mate no médio-jogo, você deveria começar a entrar uma perspicácia em Finais logo!

São de conhecimento de todos os grandes jogadores a maestria de Finais . Se você não tiver melhor dominio de Finais, você não pode alcançar as metas mais altas. Até mesmo se você não está apontando para o título de campeão mundial em que um conhecimento bom de Finais deveria o enredar numerosos pontos. E não é só a informação básica de teoria de Finais: a manipulação de peças em Finais ajuda desenvolver um sentimento em relação a cada peça, e, por conseguinte, o novato usará a peça dele mais eficazmente na abertura e o médio-jogo.

Quando inicia a fase de Finais?Semelhante ao limite entre abertura e médio-jogo, a linha que separa entre médio-jogo e finais é obscuro. Duas características estão ficando crescentemente importantes: em Finais a promoção de peões tem um maior papel e o rei que normalmente esconde ao longo do médio-jogo se torna uma peça ativa de importância excelente.

Traduzi pelo google translate e fiz uma rapida revisão,então,perdoe me por possiveis erros acima.
Voltar ao Topo Ir em baixo
 

Dicas para o final

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Tabuleiro Social :: Discussões & Debates :: Academia do Fórum :: Estudo de Finais-