Tabuleiro Social
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInícioÚltimas imagensTorneios de Xadrez OnlineDownloadsJogarRegistarProcurarEntrar

Compartilhe
 

  Gambito Evans

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Leon MendesLeon Mendes

Idade : 47
Posts : 3334
Agradecido : 370
Cadastrado : 02/08/2011
Rio Grande do Sul

 Gambito Evans Empty
MensagemAssunto: Gambito Evans    Gambito Evans Ts10Dom 30 Out 2011, 06:41

O Gambito Evans é uma abertura de xadrez. Caracteriza-se pelos movimentos:
1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bc4 Bc5 4.b4 Bxb4

 Gambito Evans Gevans

Na realidade, é uma continuação da abertura italiana, onde as brancas sacrificam o peão em b4 em troca de capacidade de ataque de iniciativa.
O gambito Evans junto com o o gambito de rei eram as aberturas favoritas dos xadrezistas românticos e não gosto muito do gambito do rei.
Hoje, vou demonstrar como o pouco conhecimento da abertura e o desconhecimento da teoria das abertura do meu adversário sobre esta forma de abertura, possibilitasse minha vitória de forma rápida e clara.
Para que ainda não sabe, os Gambitos (em xadrez) caracterizam-se pela oferta de material (sacrifício) de peças ou peões ao adversário em troca de ganhos não materiais, como tempo, espaço, desenvolvimento ou linhas abertas.
Cabe a este adversário refutar ou aceitar o gambito, devolvendo o material ganho em momento oportuno com vantagens.
Essa partida que vou mostrar foi jogada, dia 28/20/2011 no Fics contra um adversário bem mais forte.
... 5. c3 Bb5 6. d4

A outra ideia deste gambito e montar um forte centro de peões, obtendo também linha abertas e ganho de tempo em desenvolvimento. o Autor FRITZ VAN SETERS, fala sobre um conceito muito interessante que reproduzo aqui "... Desenvolvimento Quantitativo - principio da saída das peças permitiu a noção quantitativo, isto é, a mobilização do maior número das peças possível dentro do menor tempo". Depois ele cita Paul Morphy com um exemplo claro disso, e da forma como ele vencia seus adversários, que não tinha atinado para essa nova forma de ver as aberturas na época. Se o leitor, tiver duvidas por favor, veja o VÌDEO do brilhante Julio Lapertosa sobre o que foi falado até agora.

 Gambito Evans Gevans1

Outro aspecto interessante, e a ganância no xadrez, todo capivara que se presa adora um peãozinho na abertura, mas na maioria das vezes, quando não pensamos longe isso e meio caminho para a derrota, leiam o post do meu amigo, Rick Kennedy em inglês sobre o assunto: http://jeromegambit.blogspot.com/2011/03/greed-is-not-good.html.


6 ... O-O 7. Qb3 Qe7

 Gambito Evans Gevans2

Pesquisando nas minha bases de xadrez, descobri que tenho 5 partidas nesta posição e todas com vitória das brancas.

O lance é bastante plausível, a engine STOCKFISH ,umas das melhores para o mundo dos usuários do linux, da uma vantagem de +0,32 para o Branco. Essa e uma das linhas antigas da defesa contra o Gambito Evans.
Eu discordo, pois acho que a diferença de pontos em bem maior, se por causa da vantagem em desenvolvimento. Olhe eu já tenho o Cavalo do Rei na sua casa principal de ataque e de defesa (Nf3), já estou rocado (Rei protegido por sua torre), o Bispo já esta ativo e a Dama dando suporte ao futuro ataque, tenho um peão ativo no centro que não pode ser ameaçado pelas peças adversárias, se Dama toma, eu jogaria Te1 e tomaria a dama com vantagem!


8. Nxc3 Na5 9.Qa4 Bb5? 10. Nd5!
Continuando o lance Cavalo a5 é normal nesta linha de jogo, mas o lance Bispo b5 para pressionar o Cavalo foi um erro grave, o melhor seria, (9. Qa4 Nxc4 10. Qxc4 c6 11. e5), que diminuiria a diferença e fortaleceria um ataque ao centro, reequilibrando a partida.

Nesta posição, vejam, falta somente o desenvolvimento do Bispo da Dama, já meu adversário não desenvolve seu bispo da dama, suas duas torres e não tem peões no centro para contrabalançar a posição mesmo assim partiu para o ataque.

Agora a Dama dele esta ameaçada é ainda ele ainda não desenvolveu o restante das peças, a maioria de nos capivaras, não nos preocupamos com isso.

 Gambito Evans Gevans3

10. ... Qc5 11. Be3 Qd6 12. Bf4 Qc5 13. Be3 Qd6 14. Qc5 Nc7+ 15. Kd8
Os dois lances do meu adversários, respectivamente 12,13 e 14 são um perda de tempo e desenvolvimento o melhor seria (11. Qd8 e depois jogar Bd6) a diferença seria grande mas administrável.

 Gambito Evans Gevans4

Nas ele prefereiu jogar Qc5, abrindo caminho para o Bispo da Dama, depois, ainda volta para Qd6, não sei o que ele ser preocupou tanto pela casinha c7.



E mesmo assim, perdeu o peão é partida. Agora o golpe de misericórdia, abrindo linda e finalizando com a DAMA.


Checkmate

15. ... Bxf7 16. Tb8 Ne6 17. dxe6 18. Qe8#

Segundo, O Manual de Xadrez do Idel Becker, "... O Gambito Evans, criado pelo capitão W. D. Evans há mais de um século. Apesar do extraordinário número de análises que tem provocado, ainda se discute, atualmente, a sua correção deste brilhante sacrifício de peão.".

 Gambito Evans Gevans5

FONTE:http://ghandybh.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo
 

Gambito Evans

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Gambito do Rei Recusado - Contra Gambito Falkbeer
» Gambito do Rei
» Goring Gambito
» Gambito da Dama Variante - 5.Db3
» Gambito da Dama Variante - 5.e3

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Tabuleiro Social :: Discussões & Debates :: Academia do Fórum :: Estudo de Aberturas-