Tabuleiro Social
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInícioÚltimas imagensTorneios de Xadrez OnlineDownloadsJogarRegistarProcurarEntrar

Compartilhe
 

 4 anos sem Fischer!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Leon MendesLeon Mendes

Idade : 47
Posts : 3334
Agradecido : 370
Cadastrado : 02/08/2011
Rio Grande do Sul

4 anos sem Fischer! Empty
MensagemAssunto: 4 anos sem Fischer!   4 anos sem Fischer! Ts10Ter 17 Jan 2012, 10:36

Hoje, 17 de janeiro de 2012, faz 4 anos que o genial Fischer se foi. Confira texto escrito na época:

Maximo Igor Macedo - 18/01/2008

Faleceu a Maior Lenda do Xadrez Moderno: Bobby Fischer




Nascia em 9 de março de 1943 na cidade de Chicago a maior lenda do Xadrez Moderno, Robert James Fischer. Aos 14 anos Bobby Fischer já era um enxadrista da elite mundial ao vencer o Campeonato Norte-americano, repetindo a mesma atuação nas sete outras vezes que participou, inclusive com incrível performance de 100% em 1963.

Muitos títulos foram conquistados e várias partidas brilhantes ficaram para a história, mas o feito que imortalizou o genial Fischer foi a conquista do Título de Campeão Mundial em 1972 contra Boris Spassky, tornando-se o 11º a conseguir, quebrando a hegemonia da Escola Soviética (Russa), que já durava 45 anos, desde Alekhine! Surpreendentemente após a conquista, Fischer afastou-se do cenário enxadristico, abdicando-se a defender seu Título em 1975 contra o russo Anatoly Karpov, voltando então a imperar o domínio soviético.

4 anos sem Fischer! Fischer

Apesar de seu afastamento os aficionados continuaram nutrindo esperanças a respeito de sua volta, como quem aguardara "a volta do Messias". Então em 1992, após 20 anos de reclusão, "suas preces" foram atendidas e "A Lenda" voltou para um encontro com seu amigo e arqui-rival, o franco-russo Boris Spassky, a quem vencera em 72. Após 30 partidas Fischer venceu Spassky novamente. Quando todos pensavam que Bobby Fischer estava de volta, eis que novamente, tão subitamente como ressurgiu, desapareceu.

4 anos sem Fischer! Fischer1972_max_euwe

Em 17 de janeiro de 2008, a comunidade enxadristica ficou atônita com a notícia sobre o falecimento de Bobby Fischer. Apesar de seus afastamentos, Fischer era uma Lenda Viva e a possibilidade de segunda volta continuava a habitar a mente de todos, principalmente a de seus fãs contemporâneos.

Por irônia do destino Fischer faleceu com a idade do número de casas da atividade que revolucionou: 64!

Existem algumas passagens obscuras na vida de Bobby Fischer, mas guardar-se-á na memória seus grandes feitos, suas belas partidas e sua vontade incansável de elevar o Xadrez e seus praticantes a patamares

fonte:http://www.xadrezpotiguar.net/
Ir para o topo Ir para baixo
 

4 anos sem Fischer!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Tabuleiro Social :: Discussões & Debates :: Caíssa Café-