José Raul Capablanca, um cubano que demonstrou sua habilidade para o xadrez com a apenas 4 aninhos de idade. Aos 12 derrotou o campeão cubano da época, em 1909 aos 20 venceu o campeão dos Estados Unidos, em 1920 tornou-se o campeão mundial do xadrez - o título máximo!
Ele previu até, que em um futuro próximo, os jogos de xadrez dos grandes mestres acabaria sempre em empate, devido aos profundos conhecimentos de teoria, isso resultaria no fim do xadrez. (Eu espero que não ocorra...) Para resolver isso ele criou uma variante: O Xadrez de Capablanca.
Capablanca não é bom o bastanteNo torneio internacional de San Sebastián de 1911, Capablanca foi convidado a jogar entre alguns dos melhores jogadores da época. Bernstein e Nimzowitsch protestaram, alegando que Capablanca não estava no nível do resto dos participantes do torneio. Mas, os dois ficaram surpresos quando o jovens que não era bom o bastante foi proclamado campeão. Bernstein e Nimzowitsch nunca derrotaram Capablanca.
A composição do Grande MestreCerto dia foi perguntado a Capablanca por que não realizava a composição de problemas de xadrez já que era um ótimo finalista. A sua resposta foi:
- Quando jovem, compus um problema tão difícil que ninguém pode resolve-lo. Desde então, não me interessei na composição de estudos, pois considero inútil compô-los se ninguém consegui resolve-los.
A língua materna de CapablancaUma frase de Reti sobre Capablanca, deu origem ao título: "O que mais me surpreende em Capablanca é sua grande segurança e a quase ausência de eros no seu jogo. Sem duvida, é consequência de ter aprendido a jogar xadrez com com 4 anos. Em certo sentido, o xadrez era como se fosse sua língua materna"
O fato deste cubano ter aprendido a jogar xadrez com 4 anos, nos leva a outra história.
O jovem Capablanca Tinha apenas 4 anos quando corrigiu seu pai em uma das habituais partidas que jogava em sua casa, acusando um movimento ilegal do Cavalo. Sem que ninguém lhe houvesse ensinado o movimento das peças, ele aprendeu apenas observando os outros jogarem. E na primeiríssima partida que disputou contra o próprio pai, o derrotou!
A máquina"No torneio de São Petersburgo de 1914, Capablanca jogava partidas rápidas de 1 minuto contra 5 minutos de qualquer mestre do local e sempre vencia. Era incrível sua velocidade de pensamento." (Alekhine)
"Você pode falar mal de Capablanca, mas não de seu jogo. É um gênio." (Alekhine)
FONTE:RAQUEL COELHO
VISITE SEU BLOG:
http://www.dicasxadrez.blogspot.com/