O centro é o local do tabuleiro mais importante, nele acontecem as pricipais jogadas e lances. Sempre devemos "soltar" os cavalos no inicio pois eles de alguma forma são uma boa defesa para o centro. Como diz aquela velha frase: "se quers ganhar o jogo, dominas o centro".
No inicio do jogo, não é claro em que parte do tabuleiro as peças serão necessarias. Entretanto, controlar as casas centrais permite as peças serem movidas para qualquer parte do tabuleiro com relativa facilidade e pode ter um efeito devastadorpara o oponente. O centro é mais bem controlado estabelecendo peões, idealmente em d4 e e4(d5 e e5 para as pretas).
Entretanto a escola hipermoderna demonstrouque nem sempre é nescessário ou até mesmo desejável ocupar o centro desta maneira, e que um peão muito avançado pode ser transformado em alvo de ataques, deixando a aruitetura de defesa vulnerável; um peão ocupando o centro é pouco valioso, a não ser que possa ser mantido. A escola hipermoderna prega o controle do centro a distância, destruindo a ocupação do oponente no centro, e apenas o tomando posteriormente no jogo. Isso leva a aberturas tais como a Defesa Alekhine numa linha de 1.e4-Cf6;2.e5-Cd5;3.d4-d6;4.c4-Cb6;5.f4(o ataque dos quatro peões), as brancas tem um formidavel centro de peões, mas as pretas esperammina-lo posteriormente no jogo, deixando a posição das brancas exposta.