O XADREZ evoluiu muito através dos séculos, os grandes jogadores reformularam maneiras de jogar, criaram métodos, mudaram interpretações das fases de uma partida e portanto, as ESCOLAS de XADREZ poderiam ser chamadas de um conjunto de características inspiradas por "gênios" de sua época, acrescentando ideias e descobertas, descartando o "que não serve mais" num processo evolutivo.
1)Escola ARCAICA – O início, época de Ruy López(séc. XV).
2)Escola CLÁSSICA – Valorização dos peões e tem por base a cilada. O Francês Philidor (1747) é o seu pioneiro.
3)Escola ROMÂNTICA – Inicia em 1820, com Evans e Adolf Anderssen seus expoentes. Sua característica são os ataques diretos ao Rei com sacrifícios. Toda combinação tem por objetivo a culminação do mate.
4)Escola do DESENVOLVIMENTO – O americano P.Morphy (1857). O rápido e eficaz desenvolvimento de forças no jogo com colunas e diagonais abertas deve se impor. É a luta do Tempo e Espaço contra Material, a potência interna brinda cada posição.
5)Escola MODERNA POSICIONAL – Steinitz introduz o jogo de trincheiras. Ele reuniu as teorias de Xadrez que deram base a escola moderna. O Rei deixa de ser o primeiro objetivo para converte-se no último.
6)Escola MODERNA CIENTÍFICA – Tarrasch, discípulo/seguidor das teorias Steinitz. Estabelece no jogo de posição uma característica científica. Acumulação de pequenas vantagens, para conseguir uma lenta porém segura vitória.
7)Escola MODERNA PSICOLÓGICA – E. Lasker, implantou um jogo psicológico, baseado no estudo do adversário para realizar não a jogada melhor, senão aquela jogada ocasional que mais possa incomodar o oponente, com o que conseguiu magníficas vitórias.
8)Escola DA COMBATIVIDADE – Pillsbury (1895) impôs o ataque em qualquer posição e a qualquer preço. Depois lhe seguiram Marshall, Spielman, etc. As Partidas desta escola são de violência extrema.
9)Escola DEFENSIVA – O húngaro Maroczy (1902) implantou a defesa como arma de combate. Quando a defesa é eficaz não existe ataque que possa rompê-la. Conseguiu muitos triunfos e empates. Entretanto não teve muitos adeptos, pelo que se pode afirmar que a arte defensiva foi única em Maroczy.
10)Escola DA SIMPLIFICAÇÃO – Capablanca (1911), foi único neste jogo simples, porém genial. Sua política consistia em provocar trocas de peões ou peças vantajosas, dentro de um jogo diáfano e lógico.
11)Escola NEO-ROMÂNTICA – A Combinação e o ataque conjugados com o jogo de posição deu lugar a esta nova escola cujo cume foi marcado pelo Grande Mestre Russo A. Alekhine. Por regra geral, a combinação não tem por finalidade a produção do mate, senão o ganho material ou a vantagem posicional, e os ataques se dirigem contra pontos débeis do adversário.
12)Escola HIPERMODERNA – As teorias de Breyer (1920) seguidas por Réti e Ninzowitch, puseram sobre o tabuleiro um jogo de Bloqueio, caracterizado pelo domínio do Centro sem ocupação, ação indireta, jogo cerrado com manobras internas, bispos atuando desde os flancos (Bispo na casa g2 por exemplo.) e cadeias de peões sobre tensão.
13)Escola POSITIVISTA – Em 1930 Kashdan surpreende com seu jogo sólido e eficaz em que não se arrisca nunca nada. A Escola Posicional chega ao cume em sua inexpugnabilidade, mas criando jogo, destruindo o do adversário.
14)Escola ECLÉTICA – Botvinnik e outros. Aprecia-se uma nova concepção de jogo que recompila todas as escolas. Os estilos se unem em conjunto heterogêneo, porém harmônico, abrindo novos horizontes e Teorias no Jogo.
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