De vez em quando acabo encontrando algum artigo que nem sempre é atual, mas que mesmo assim tem seu interesse.
Vou aproveitar este espaço para compartilhar esses artigos!
A deixa de hoje é o artigo sobre Fair Play - Short x Cheparinov ---->http://chesscuriosities.blogspot.com.br/2008/09/jogador-perde-partida-por-se-recusar.html
Última edição por akros em Sáb 07 Abr 2012, 16:44, editado 1 vez(es)
Assunto: Re: Andando por aí! Sáb 07 Abr 2012, 16:42
Achei a reportagem completa do Kramnik! Muito interessante a parte sobre a polêmica "crise do banheiro", que houve entre ele e Topalov durante a disputa pelo Mundial.
O tema sobre trapaças também foi bem discutido, assim sobre sua visão política e outros pontos pessoais.
Assunto: Re: Andando por aí! Dom 08 Abr 2012, 21:12
Interessante toda a matéria. Desde o artigo até (principalmente) os inúmeros comentários que se sucederam.
Punido, Rybka é desqualificado e banido dos campeonatos mundiais de engines pelo International Computer Games Association (ICGA). Essa associação reformulou os títulos das edições anteriores em que o Rybka tomou parte.
Assunto: Re: Andando por aí! Ter 10 Abr 2012, 14:15
Começou o Campeonato Russo por Equipes - 08 a 16/04/12
Divido entre o Grupo Principal e o Feminino o evento conta com a participação de Top GMs como Leko, Shirov, Morozevich, Caruana, Svidler, Karjakin, Ponomariovo, Korobov, Bologan e muitos outros!
Assunto: Re: Andando por aí! Ter 10 Abr 2012, 15:50
Deixa ver se entendi, se usarmos rybka ou crafty teremos de retorno mesma força de análise? E também de oponente? huahuahau. Bom, para eles isso importa muito, claro, mas para nós continua sendo uma engine forte, seja cópia de uma outra ou não. Também não sei como se monta o algoritmo. Uma coisa que tenho muita curiosidade, a montagem do algoritmo das engines.
Assunto: Re: Andando por aí! Ter 10 Abr 2012, 19:34
Costachess também não possuo conhecimento sobre os algoritmos dessas engines, mas tenho uma vaga ideia.
Esses algoritmos são montados sob arquitetura de módulos que podem ser "rearranjados" separadamente. Assim Há módulos que ajustam a valorização material, onde a engine vai passar a interpretar os resultados das possíveis trocas de materiais em termos de vantagens ou desvantagens. Outros módulos irão tratar por exemplo da valorização posicional, calculando vantagens posicionais em função do valor das peças nas várias possíveis posições derivadas de um dado lance.
É complicado, mas um exemplo por alto, seriam as tablebases, que já calculam de imediato os melhores lances em finais para um número/tipo específicos de peças, por exemplo Rei, 2 peões e Cavalo contra Rei e Peão. Uma tablebase para esse final nem chega a solicitar a compreensão da engine, dando o resultado de imediato para a melhor linha de mate, ainda que em trocentos lances!
No caso o Rybka seria um Frankenstein, com melhorias tiradas de módulos de outras engines, como o Fruit e o Crafty (entre outras).
Mas é difícil ter alguma dessas fortes engines que sejam 100% desenvolvidas de um algoritmo original. Mesmo o Houdini tem funções (módulos) copiados do próprio Rybka e de outras engines.
A questão estaria principalmente no valor dos créditos que não foram atribuídos aos desenvolvedores das engines que serviram de base ao Rybka, e também porque o algoritmo do Rybka não é disponibilizado gratuitamente conforme as bases funcionais do GPL (todo material desenvolvido que se baseia numa fonte licenciada sob GPL também deve ser disponibilizada sobre essa licença).
Irônico que Frankenstein pode de alguma forma ser associado a outro monstro: o Genio Albert Einstein
Mas a força de análise das engines originais (ex. Fruit) e as que advêm dessas (ex Rybka), é muito diferente. Tão mais diferente quanto forem os ajustes feitos e quanto mais forem os códigos incrementados de outras engines (Crafty, etc) nessa mesma engine final (ex. Rybka).
Assim Mesmo tendo origem de motores de engines iniciais, a engine final pode ser extremamente mais forte ou fraca, dependendo dos acertos nos ajustes e inovações que forem feitos.
Última edição por akros em Ter 10 Abr 2012, 19:52, editado 1 vez(es)
Assunto: Re: Andando por aí! Ter 10 Abr 2012, 19:45
Curiosidade...
Em 1988 um jogador muito mais fraco (Elo) aplicando o Gambito Morra quase venceu nenhum outro senão o maior jogador de toda a história; Garry Kasparov.
A partida foi muito complexa, com farpas para todos os lados eKonstantin Landa acabou deixando escapar a vitória.
Não tinha essa partida na base de dados que baixei com o chessbase nem com o MegaDatabase2012. Tive de pesquisar para encontra-la.
Só comentei esse episódio porque esse Jogador está participando do Campeonato por Equipes na Rússia e achei que houvesse sumido de cena. Interessante verificar como anda o repertório desse jogador nos dias atuais!
Assunto: Re: Andando por aí! Qua 11 Abr 2012, 00:49
No google translate e no dicio.com.br rearranjar é uma palavra que faz parte da língua portuguesa, isto é, existe, quero dizer, não é um termo inventado por nós. Daí é questão de confiar no dicionário e tradutor. Em compensação não há este verbo no dicionarioaurelio.com.br. Daí é questão de consultar um linguista.
Assunto: Re: Andando por aí! Qua 11 Abr 2012, 01:22
Pois é, eu conferi essa palavra pelo Priberam; Dicionário online, durante a criação do post.
Não havia um resultado positivo na consulta, mas quando eu tentei pesquisar por "re-arranjar" ele corrigia, e dava rearranjar como opção, com a seguinte ressalva:
Palavra reconhecida pelo FLiP mas sem definição no dicionário. Sugerir a inclusão no dicionário da palavra pesquisada. consulte o vocabulário em www.flip.pt.
Eu geralmente consulto via http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=
Assunto: Re: Andando por aí! Qua 25 Abr 2012, 05:55
http://www.chessvibes.com/reports/magnus-carlsen-in-the-colbert-report-the-new-grandmaster-of-rock-paper-scissors Algumas transcrições do vídeo são encontradas no link acima.
Assunto: Dou Shou Qi - Or Jungle Chess Sex 04 maio 2012, 08:24
Achei um artigo sobre esse jogo (dou shou qi ou Jungle Chess) e por curiosidade resolvi conhecer um pouco a respeito.
Em alguns artigos li o suficiente para ter uma noção das regras e e poucos minutos estava jogando online!
Um bom passatempo, leve e estimulante aos conceitos de estratégia. Alguns links: - http://encyclopedia.thefreedictionary.com/Jungle+%28board+game%29 - https://www.youtube.com/watch?v=3Uh2jrucELE - http://www.pdautos.com.au/Word/-/Jungle/Game.htm (Jogar On Line)