O Xadrez necessita algum treino para jogar uma partida sem entregar nenhuma peça. Entregar sem nenhuma compensação, sem levar um duplo ou outro golpe tático qualquer. Este é um passo essencial para passar ao próximo nível. A maior parte das partidas deste nível é decidida numa entrega de peça de um dos jogadores. Alguns jogadores tem conhecimento técnico para passar para uma fase adiante, mas não conseguem chegar lá porque não treinaram o lance a lance.
Para conduzir uma partida devemos usar o mais simples. Desenvolver a peças, colocar o rei em segurança(rocar), dominar o centro, colocar as peças em linhas abertas onde podem dominar casas importantes, por ex. próximas ao rei adversário ou centrais. O lado mais desenvolvido deve abrir a posição, enquanto o menos desenvolvido deve tentar evitar que isso ocorra.
Agora o mais importante. Treinar o lance a lance. Toda vez que for efetuar um lance o jogador deve pensar:
1.Estou ameaçando alguma coisa ou este lance contribuí para minha posição(desenvolve, coloca bem uma peça)?
2.Estou deixando alguma peça sem defesa ou jogando em uma casa atacada pelo adversário?
3.Se jogar este lance o que o adversário responderá?
Toda vez que o adversário efetuar um lance devemos pensar:
1.Está atacando alguma peça minha?
2.Ameaçou alguma coisa? (Mate, dar um duplo, cravou alguma peça)É muito simples, e com o tempo você fará isto automaticamente. Quando aprendemos procedimentos que repetimos sempre ele acabam se tornando automáticos. Para apreender a andar, pensamos: Agora essa perna, levanta mais um pouco o pé etc., hoje você não precisa pensar para andar. Matemática por ex. 1 + 1 = 2, hoje este resultado vem instantâneo a sua cabeça. Mas foi necessário repetir algumas vezes para que isso ocorresse. Bem, vamos voltar ao Xadrez.. Nesta partida o Grande Mestre Smyslov mostra que o 'simples' funciona. Faça lance a lance as perguntas como se estivesse jogando no lugar de Smyslov.
Smyslov x Kottnauer, Groningen, 19461. e4 c5 O negro adota a defesa siciliana(se caracteriza pela resposta a 1. e4 com 1...c5.)
2. Cf3 Smyslov desenvolve o cavalo para o centro.
2...d6
3. d4 Abre a diagonal para o bispo de casas negras e luta pelo centro.
3...cxd4
4. Cxd4 Cf6 Fazendo as duas perguntas depois da jogada do adversário rapidamente descobrimos: O negro ataca o peão 'e'.
5. Cc3 Defende o peão desenvolvendo uma peça para o centro.
5....a6
6. Be2 Prepara o roque.
6...e6
7. O-O b5 Com as duas perguntas depois da jogada do adversário, percebemos que o negro tem a intenção de jogar 8...b4, que obrigaria o cavalo a se retirar e deixaria o peão de 'e' sem defesa.
8.Bf3 Ta7
9. De2 Tc7? Se o negro se fizesse a primeira pergunta antes de jogar: Estou ameaçando algo? Provavelmente ele jogaria 9... b4 ameaçando o cavalo. O branco jogaria 10. Cd1, piorando sua posição.
10. Td1 Cbd7 Ver figura ao lado. Com jogadas simples, mas corretas, Smyslov tem uma posição muito superior. Mais desenvolvido e com domínio central. Agora ele tem como possíveis jogadas desenvolver o bispo de c1 ou tentar abrir a posição com 11.a4. Fazendo as perguntas vemos que a jogada de bispo contribui para a posição, mas paramos em... O que o adversário responderia? 11.Bf4 o negro responderia 11...e5 dando um garfo no cavalo de d4 e no bispo e 11.Bg5 Be7 o negro poderia rocar. Já 11.a4 ameaça ganhar um peão com 12.bxa4 bxa4 13.Cxa4.Abre a posição e o negro responderia: se 11...b4 12 Ca2 ameaçando de novo o peão e se 11...bxa4 contribuiria para abrir a posição. Portanto o branco joga:
11. a4! bxa4
12. Cxa4 Bb7? O negro não se perguntou da utilidade deste lance. Melhor era 12...Be7.
13. e5! Smyslov prossegue abrindo a posição. Para o lado mais desenvolvido facilita o ataque.
13...Cxe5
14. Bxb7 Txb7
15. Dxa6 Db8 O negro está obrigado a fazer jogadas de defesa. As ameaças do branco lhe deram a iniciativa. 15.Dxa6 ataca a torre e a dama negra vem em seu socorro.
16. Cc6 Cxc6 A melhor peça negra o centralizado cavalo negro teve que ser trocado, para tirar a ameaça que a dama negra sofria.
17. Dxc6+ Cd7 Para sair do xeque o cavalo vai a d7 ficando cravado.
Chegado a este ponto, o branco tem uma grande vantagem. Suas peças estão melhor colocadas e seu rei mais seguro que o do adversário. Se o branco joga um lance pouco enérgico o negro se livra com ...Tc7.
18. Cc5! Brilhante jogada que usa os golpes aprendidos até aqui.
18...dxc5
19. Bf4! Veja que o lance 18.Cc5! tinha grande lógica. Consegue o desvio do peão 'd', fazendo com que a Torre de d1 aumentasse a pressão ao cravado cavalo de d7. Qual jogada que ameaça? Esta jogada 19.Bf4! desvia a dama que defende a torre de b7.
19...Bd6 Se 19... Dxf4(lance visto na pergunta: o que o negro responderia? depois do lance 19.Bf4!) 20. Dc8+ Re7 21 Dxb7 com excelente posição para o negro.
20. Bxd6 Tb6
21. Dxd7+ O negro abandona. Se 21...Rxd7 22.Bxb8+
Christoffel x Winter
London- 19461. d4 As aberturas que começam com 1.d4 se caracterizam por resultar em posições mais fechadas. No caso de 1.e4 é mais fácil jogar depois d4 lutando pelo centro porque a Dama em d1 já é um apoio natural ao avanço do peão. Enquanto no caso de 1.d4 é mais difícil depois romper o centro com e4 porque o rei não dá o mesmo apoio que a dama.
1... d5
2. Cf3 c6
3. g3 Cf6
4. Bg2 Bf5
5. O-O e6
6. c4 Este lance é característico nas partidas começadas com 1.d4 d5. A intenção é tirar o peão de d5 e depois preparar o avanco e4 ganhando o centro.
6... Bd6
7. Ch4 O branco comeca ameaçar as peças inimigas.
7... Be4
8. f3 Nova ameaça.
8...Bxb1 O negro troca seu ativo Bispo por um cavalo que não saiu ainda de sua casa de origem.
9. Txb1 h6 Já vimos que este lance não é bom, perde um tempo. Não ameaça, não desenvolve.
10. f4 O branco ameaça 11.f5 para abrir linhas para seu ataque e aproveitar o rei negro destrotegido no centro.
10... Ce4 O negro não faz nada para evitar e move uma peça já desenvolvida.
11. f5 Cd7? O negro podia manter a posição fechada com 11... e5 12. dxe5 Bxe5 com a posição igualada. A simples pergunta: O que o branco ameaça? O negro veria que seu rei está perigosamente colocado, com muitas linhas abrindo próximas a ele.
12. fxe6 fxe6 Agora a coluna 'f' está aberta e dominada pela torre branco. Qual lance branco contém uma ameaça?
13. Cg6
Ameaça a torre e ainda casas próximas ao rei negro.
13... Tg8
14. cxd5 Lance que ameaça imediatamente não temos, mas qual lance é útil para atacar.
14.cxd5 abre mais linhas para o ataque branco.
14... exd5
15. Bxe4!Elimina a peça negra que estava mais bem colocada.
15... dxe4
E agora como podemos fazer uma ameaça ao negro?
Observação :o cavalo esta em g616. Db3! A torre nao tem casas para ir. Bastou pensar em uma simples ameaça para ganhar a partida.
16... Tf8 Se 16... Cf6 17. De6+ Be7 (Quem defende a torre é o cavalo negro. Certo? 18. Txf6! Eliminação de peça defensiva. 18... gxf6 19. Dxg8+ Rd7 O branco ficou com um cavalo a mais.
17. Cxf8 Cxf8 Como damos mate?
18. Df7#
Jogando algumas partidas, treinando jogar somente após fazer as perguntas do 'lance a lance' evitamos muitas derrotas bobas e conseguimos muitas vitórias em erros grotescos de nossos adversário!