Olá Diegokeep,
Sem me estender muito, e esclarecendo que estou emitindo uma opinião pessoal, e que pode não refletir a de outros enxadristas.
Existe talento para xadrez?
Sim! Inclusive é um diferencial decisivo mesmo entre os grandes mestres (GM)
Qualquer pessoa pode se tornar um Mestre se estudar bastante?
Quanto a isso tenho minhas dúvidas; não basta apenas quantidade. Horas de estudo sem a devida orientação ou estrutura temática organizada, podem trazer avanços consideráveis. Mas há outros aspectos indispensáveis àqueles que almejam galgar a normas no xadrez. Disciplina, dedicação, entre outros, são alguns deles.
O que um jogador de xadrez pensa antes de fazer uma jogada inicial?
Isso não é uma regra, é algo relativo a cada jogador, ao seu estilo de jogo, ao seu momento em dado momento numa partida, à sua força de jogo, etc.
Há conceitos que são básicos na compreensão daqueles que jogam xadrez. Conceitos como domínio central, iniciativa, estrutura de peões, finais temáticos, padrões táticos, entre outros.
Em geral é se baseando nesses conceitos que os jogadores procuram eleger seus lances.
Todos os lances que o jogador faz durante uma partida é para derrotar o outro ou existe lances "neutros" que não mudam nada o jogo?
Apenas se for uma posição onde nenhum dos jogadores tenha qualquer chance de vencer, e o empate é o único resultado possível, pode se jogar qualquer lance sem que esse vá ter consequências quaisquer.
De outra forma, mesmo lances de triangulação, com perda proposital de um tempo, não podem ser considerados neutros.
Qual a idade ideal para começar?
Se o propósito é tirar proveito das vantagens inúmeras que o xadrez possa ofertar; não há idade limite para se começar!
Se a ideia é voltada ao profissionalismo, à conquista de títulos, etc; não seria exagero se falar em 4 ou 5 anos. Mas nem todos têm maturidade intelectual à mesma idade. O que se vê na atualidade é que cada vez mais títulos de GM são conquistados por jogadores cada vez mais novos.
O chinês YI WEI de 14 anos, com 2604 rating, deverá figurar na próxima lista da FIDE de novembro como um novo GM.
Eu gostaria de fazer um trabalho meio que "Por dentro da mente de um jogador Profissional". Saber o que ele pensa, qual a linha de raciocínio... essas coisas
Existe já alguma literatura sobre esse assunto disponível tanto na forma de livro, quanto de artigos pela internet. Acho que mesmo neste fórum há abordagens mais profundas sobre esse tema.