4.Peões-Os peões caracterizam em grande parte a posição.
-Eles são mais adequados para cobrir pontos e defender as outras peças. São melhores para bloquear o avanço de um peão adversário. Os peões podem privar as peças inimigas de suas melhores casas
-Quando se tem uma maioria de peões e deseja-se criar um peão passado então deve-se avançar primeiro o peão que não possui inimigo na mesma coluna .
-Quanto menor a maioria de peões, mais rápido o peão passado se formará; ex: 2x1 é mais rápido do que 3x2.
-O peão passado no final é de muito importante, pois com menos peças no tabuleiro, se torna mais fácil de promover. No entanto, no meio-jogo o peão passado também é muito importante pois as peças adversárias devem estar sempre em vigilância e podemos atacar na ala contrária, onde há menos vigilância.
O PEÃO PASSADORegra: todo saudável, descompromissado bloco de maioria de peões deve ser propício de gerar um peão passado.
- O peão sem obstáculo a sua frente deve avançar e se tornar um peão passado. Os outros devem apenas dar suporte a este peão.
- O peão passado deve ser considerado como um criminoso que deve ser parado e preso.
- Medidas brandas não são suficientes.
- O peão passado deseja avançar!
- A atenção deve ser dada nas costas dos peões.
- O avanço do peão passado pode fazer com que deixe a casa onde estava para o cavalo - manobra muito freqüente - mesmo custando o sacrifico do candidato a peão passado!
- A casa cedida pode ser ocupada por qualquer peça sua mas o mais comum e eficiente é o cavalo.
- No xadrez, o otimismo é decisivo!!
- Otimismo em conseguir aumentar pequenas vantagens, em sair de posições inferiores!
- Quando se bloqueia com peão passado, a peça que está bloqueando o peão está protegida por este de ataques frontais.
- A casa logo a frente do peão passado é uma casa fraca para o lado que possui o peão passado.
- Bloquear os peões adversários fazem com que as peças inimigas que estão atrás dos peões fiquem restringidas!
- Bloquear peões não restringe apenas os peões mas sim as outras peças adversárias.
- O bloqueio deve ser feito o quanto antes, o mais rápido possível. O efeito do bloqueio se espalha por todo o tabuleiro.
- Exercendo o bloqueio a peça tende a ficar imóvel!!
Porém a peça possui sua vitalidade:
· as ameaças que a peça exerce;
· a elasticidade que possui a peça - se você tiver certeza do retorno rápido à casa de bloqueio caso a peça tenha que sair de seu posto;
· se a peça sair da casa de bloqueio, deve deixar um substituto em seu lugar. Este substituto deve ser escolhido entre as peças que protegem o bloqueador anterior.
- A elasticidade do bloqueador depende da sua força.
- Quanto mais avançado está o peão, mais insignificante é a mobilidade / flexibilidade do bloqueador.
- As forças para manter o bloqueador devem ser desenvolvidas de forma sistemática e com objetivo proposto, senão a elasticidade não virá por si só, sem objetivo!
- O efeito de bloqueio aumenta muito com o apoio das outras peças que devem estar posicionadas em segurança!
- A força do bloqueador se dá mais pela estratégia conexão entre ele e o seu apoio. O bloqueador que possui insuficiente proteção não estará apto de se fixar contra as peças inimigas que a estão pressionando. Ela será expulsa e ficará fora de jogo e o peão avançará!
- A casa na frente do peão passado (casa de bloqueio) é estrategicamente importante e portanto sabiamente devemos protege-La (dominar) mais do que necessário. Então não devemos esperar os ataques adversários para dominar esta casa.
- A escolha da peça bloqueadora deve ser feita priorizando sua segurança em seu suporte e não priorizando a sua elasticidade e poder de ataque.
- A dama é sempre uma péssima bloqueadora.
- O rei só é um bom bloqueador nos finais!
A diferença é que nos finais, mesmo expulsando o rei de sua posição bloqueadora, este pode voltar a bloquear em outra casa (uma casa atrás).
- A luta contra um bloqueador:
Devemos concentrar as peças para tentar retirar a peça bloqueadora adversária do seu posto.
Para evitar chegar num final com o adversário sólido em seu bloqueio, devemos no meio jogo eliminar as bases de apoio (suportes) do bloqueador adversário.
Regra: tente trocar as peças adversárias que apóiam a peça bloqueadora. Devemos trocar a peça bloqueadora por outra menos eficaz para podermos expulsá-la e assim avançar o peão passado.
- Num final, mesmo com maioria de peões, o rei deve avançar ao máximo e tentar atacar os peões adversários!! E não ficar atrás dos peões e apenas avança-los. O rei deve ficar na frente dos peões!!
- O rei no meio-jogo é totalmente diferente dos rei dos finais!
- Sempre lembrar da oposição quando entrar nos finais e sempre procurar possuí-la.
- Dois peões passados unidos: um ao lado do outro é a posição ideal! Devemos avançar estes peões (tirar da posição ideal) somente se for impossível o bloqueio destes pelo adversário. Se o avanço for na hora certa, o bloqueador será fraco e o outro peão deverá avançar o mais rápido possível a fim de atingir a posição ideal!
- Devemos sempre proteger o nosso peão passado.
- No final: avance o rei ao máximo possível.
- Utilize o Zugzwang como arma para deixar o rei adversário sem as casas fundamentais de defesa.
- Quando devemos avançar os peões passados?
· Quando o avanço leva o peão passado perto do seu objetivo (isto será apenas quando o bloqueador é fraco)
· Quando o avanço do peão passado ganha valor e será mais uma peça para proteger pontos importantes.
· Quando o avanço do peão deixa a casa para outra peça bem colocada, em particular o Rei para poder atacar os peões inimigos.
· Quando deixamos o peão em sacrifício de deixar o rei adversário fora de jogo. - Nunca jogar sem bom-senso em relação a esta questão.
- Num final, se a posição está superior, fazer com que ela fique a mais vantajosa possível antes de fazer o lance crucial (ex: sacrifício de peão, troca de peça, etc)
- Quando o adversário mover uma peça, você deve verificar quais casas esta peça atingia e verificar se há possibilidade de alguma peça sua mover para alguma destas casas. - Esta análise sempre deve ser feita quando se ataca!!
O bloqueio do peão passado é importante, pois:
- Previne o avanço do peão passado;
- A peça bloqueadora se protege de ataques frontais e portanto exerce forte pressão, especialmente se o peão passado for central;
- O Rei é um forte bloqueador; (Somente no Final)
- O Cavalo é a melhor peça para bloquear um peão passado. Mesmo bloqueado o peão passado, pode exercer seu máximo poder de ação;
- Dama e Torre são péssimos bloqueadores pois seus poderes de ação se reduzem consideravelmente;
A manobra para expulsar a peça bloqueadora do peão passado consiste em:
- Ataque direto a peça bloqueadora, expulsando-a;
- Atacar a outra ala do tabuleiro, a fim de desviar a peça bloqueadora de sua função;
- Trocando a peça bloqueadora através de sua captura.
Os tipos de Peão Passado:
Considera-se 03 tipos de peão passado. São eles:
- Peão Passado Distante;
- Peão Passado Protegido;
- Peões Passados Unidos.
- O peão passado distante é uma ferramenta muito utilizada em finais. Durante o meio-jogo, porém, se torna muito mais difícil de explorar o peão passado . Uma idéia válida para explorar o peão passado durante o meio-jogo é forçar o adversário trazer suas peças para sua ala a fim de evitar seu avanço e ao mesmo tempo atacar a ala desprotegida pelo adversário.
- Peão passado protegido: Este pode esperar e avançar em um momento mais apropriado. Seu grande trunfo é a impossibilidade de ser capturado pelo rei adversário no Final.
Sua vantagem é ser uma constante ameaça, podendo ser avançar a qualquer hora.
- Seu calcanhar de Aquiles é ser bloqueado principalmente por um cavalo. Sua ameaça potencial fica prejudicada.
- Peões passados unidos: O mais valioso dos três tipos! Suas proteções mútuas e avanços unidos são graves obstáculos para qualquer peça que pretenda bloquear seus avanços, portanto não é surpresa que algumas vezes sua formação a custa de material seja suficiente para decidir o jogo.
Durante a fase final do jogo, seu potencial cresce absurdamente, porém no meio-jogo sua força ainda é considerável. Quanto mais peças forem trocadas, melhor! O objetivo trocar o maior número de peças e entrar no final com essa formação de peões.
No caso de peões passados unidos, sua melhor formação é estarem posicionados um ao lado do outro, na mesma horizontal.
Para bloquear os peões passados unidos, deve-se dar preferência para bloquear o peão mais atrasado, pois o priva de avançar, evitando assim a força máximo desta estrutura de peões.
O PEÃO DOBRADO / RESTRINGINDO A POSIÇÃO- Devemos saber diferenciar a ativa e passiva fraqueza dos peões dobrados.
- A estrutura de peões que possui peões dobrados possui uma fraqueza permanente que aparece quando avançamos esta estrutura de peões = fraqueza dinâmica.
- A força destes peões e desta estrutura se dá quando deixamos esta estrutura estática, sem avanços!
- Quando os peões dobrados não podem avançar (falta de apoio) - fraqueza passiva, então um avanço contra os peões dobrados é indicado. Mesmo que os peões se desdobrem, um mal maior nunca é evitado (domínio de coluna, ataque, iniciativa, etc.) Primeiramente devemos incitar o avanço dos peões dobrados adversários = ganho mais fácil.
- A massa de peões dobrados deve ser incitada ao avanço para depois podermos “colocar em questão” os peões dobrados.
Esta massa de peões quando estática, se torna muito forte, por isso devemos provocar seu avanço (fraqueza dinâmica)
- A grande fraqueza dos peões dobrados é o peão isolado que fica ilhado no tabuleiro, alvo fácil de ataque.
- Avançamos um de nossos peões dobrados quando temos a oportunidade de trocá-lo.
- Os lances "misteriosos" das Torres:
Às vezes, devemos jogar as torres em colunas fechadas, prevendo a ação adversária de num futuro próximo abrir a coluna e assim, ativarmos nossas torres.
- Logicamente, devemos analisar sabiamente se a coluna irá se abrir ou não, pois o lance pode muito bem se transformar numa perda de tempo e pior, pode se estar executando um plano perdedor;
Este tipo de lance de torre na maioria das vezes é para dificultar lance de libertação do adversário.
-Conceito: Um lance de abertura da posição, se suas peças não estiverem desenvolvidas, não é considerado um lance de liberação e sim um tempo a mais para o seu adversário abrir ataque contra você e principalmente deixar as peças dele mais livres.
-Não deixe a maioria de peões centrais de seu adversário avançar muito pois o efeito pode ser devastador.
-A maioria de peões é mais valiosa se for avançada em direção à base inimiga, pois logo linhas de ataque serão abertas e a exploração naquele setor será mais promissora.
- O processo para atacar um centro de peões adversário é:
Retrair-Bloquear-Destruir
PEÃO ISOLADO- O peão em geral, quando isolado se torna fraco e muitas vezes força as peças defensoras a uma posição restringida
Abaixo segue um diagrama padrão e os planos diretrizes tanto para as brancas quanto para as negras:
-> Brancas:
- Evitar muitas simplificações, pois o peão isolado é quase sempre uma séria desvantagem no final.
- As peças devem ser posicionadas de forma a ter o avanço a d5 como opção em algum momento mais apropriado ou de forma que deixem as negras restringidas de forma a impedir tal avanço.
- Devem ocupar a casa e5 com um Cavalo e atacar na ala do rei ou ocupar a casa c5 e operar pela coluna "c".
-> Negras:
- O avanço do peão isolado deve ser evitado; esta operação pode ser realizada posicionando um Cavalo ou Bispo na casa d5 (bloqueando o peão d5).
- As peças devem ser posicionadas de modo a atacar o peão isolado, fazendo com que as peças brancas fiquem restringidas defendendo o peão isolado.
- Devem buscar a simplificação a fim de entrarem em um final superior.
PEÃO ATRASADOO peão atrasado é todo aquele que se está localizado em fileiras (linhas) atrás dos peões ao seu lado e que não pode ser defendido pelos mesmos.
O peão atrasado é uma grande debilidade a ser explorada na fase final do jogo e seu avanço deve ser evitado a todo custo pelo adversário.
Defender o peão atrasado faz com que suas peças se tornem passivas.
Normalmente quem possui o peão atrasado, deixa o adversário com vantagem em espaço.
Algumas vezes o peão atrasado traz alguns benfícios em determinadas situações, como:
- bloqueio de coluna aberta;
- impedir troca de peças;
- impedir penetração de peças inimigas.
A ameaça de avanço do peão atrasado faz com que as peças adversárias fiquem sempre de vigia para evitar tal avanço.
Caso o peão atrasado não seja uma fraqueza, então deve-se seguir as regras a seguir:
- O peão atrasado deve ser protegido com o mínimo de peças possíveis;
- Suas peças devem exercer controle efetivo nas casas a frente do peão atrasado.
Deve-se tentar avançar o peão atrasado a todo custo!
Ultima dica para quem possui o peão isolado:
Evitar a troca de Damas para não perder as encaramuças táticas que existem no meio-jogo!
O PAR DE PEÕES ISOLADOS (ILHA)Na prática devemos jogar de forma que nossa posição possa ser enfraquecida em favor de um plano concreto e bem executado de forma que essa fraqueza seja dificilmente explorada pelo adversário.
O par de peões, quando alinhados, possuem grande força dinâminca, pois seu avanço pode restringir as peças adversárias, iniciar um ataque ou criar um peão passado.
Abaixo segue um exemplo simples da posição de par de peões alinhados:
Plano para as Brancas:
- Deve-se posicionar suas peças de forma a criar um forte peão passado, avancando um dos peões;
- Pode-se colocar um cavalo em e5 e preparar um ataque na ala do rei com o apoio do avanço f4-f5, abrindo a coluna "F" e automaticamente deixar o peão "d" passado. Caso a troca deixe o peão adversário em "e6", este se torna fraco pois está isolado;
- Pode-se jogar a4-a5 a fim de deixar o peão "c" passado e então atacar o peão de a7. A troca também poderia deixar o peão adversário em b6 isolado e fraco.
Plano para as Negras:
- Pode-se montar o plano Bg7, Bb7, Cf6, tentando evitar o avanço dos peões suspensos. Caso os mesmos consigam avançar, as negras devem preparar o bloqueio do futuro peão passado;
- No momento apropriado, deve-se lançar um ataque sobre os peões suspensos e forçar o adversário a restringir suas peças para defendê-los;
- Pode-se jogar e5 ou b5 e se houver trocas, as brancas ficarão com um peão isolado. Caso houver avanço de um dos peões brancos, bloqueá-lo e atacar sua base, ou seja, o outro peão que se tornou atrasado e fraco.