Tabuleiro Social
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInícioÚltimas imagensTorneios de Xadrez OnlineDownloadsJogarRegistarProcurarEntrar

 

 Nova polêmica no Xadrez Brasileiro

Ir para baixo 
AutorMensagem
Eder Appel

Eder Appel


Idade : 37
Posts : 420
Agradecido : 35
Cadastrado : 03/08/2011
Santa Catarina

Nova polêmica no Xadrez Brasileiro Empty
17042012
MensagemNova polêmica no Xadrez Brasileiro

Nova polêmica no Xadrez Brasileiro Tetes10

Estava eu, todo feliz por marcar minha presença pela primeira vez em um torneio pensado valendo rating FIDE, que aconteceria em Joinville neste próximo final de semana (19 à 22 de Abril), quando entro na internet e verifico que o torneio fora adiado para uma data imprevista.

A princípio, tive uma "crise de nervos", já havia falado com minha mãe para cuidar do meu filho, a minha esposa desmarcou compromissos para ir comigo, só faltava mesmo fechar o hotel. Revoltado, fui atrás de respostas e eis que me deparo com uma situação no mínimo polêmica: Foi marcado uma etapa do Aberto do Brasil de Xadrez Rápido em Forquilhinhas-SC, organizado pela empresa BR Xadrez e pela CBX.

Nova polêmica no Xadrez Brasileiro Logo%20rapidoNP
(vide folder)

Conversando com alguns enxadristas da região, acabei descobrindo que a FCX não sabia da realização deste torneio até o feriado de Páscoa e por temer problemas na organização da Taça Santa Catarina (e estava sendo planejado no mínimo desde o começo do ano), a presidência da FCX e do Clube de Xadrez de Joinville decidiram adiá-lo, pois a possibilidade de prejuízo com um evento que antes parecia 100% seguro ficou enorme.

Tudo isso me relembra os antigos problemas da FCX e CBX e sinceramente deixou-me mais uma vez preocupado. Estaria então na hora da comunidade enxadrística brasileira se informar sobre esta última polêmica, para se alguma bomba estourar, termos mais chances de sobreviver.

Tomei a liberdade de entrar em contato com o MF Haroldo, presidente do Clube de Xadrez de Joinville e um dos enxadristas mais queridos pelo Brasil, assim como um dos principais organizadores do torneio, para ter uma informação extra sobre o que já tinha sido feito pela Taça Santa Catarina. Fiquei feliz ao saber que, ao menos, eles ainda não tinham gasto recursos com a preparação do evento,

Entretanto, algo que me intriga, é que Ladir Brandt e Fernando Barros, proprietários da empresa BR Xadrez, são duas pessoas extremamente queridas aqui por Santa Catarina, com participações ativas na Federação do estado (principalmente o segundo que chegou a ser Vice-Presidente). Suas iniciativas com o Aberto do Brasil são extremamente benéficas para o Xadrez Brasileiro, mas por que não foi avisado a FCX e estipulado uma data para que a Taça Santa Catarina também pudesse acontecer? (Dia 28 de Abril está marcado também a Copa Cidade de Curitiba, valendo o novo Rating FIDE rápido)

Pergunto à vocês então:
1) Será que a FCX realmente não tinha conhecimento deste torneio?
2) Este acontecimento realmente pode re-afastar a CBX e FCX?
3) É correto, organizações privadas organizarem um torneio em um estado sem a autorização da Federação local?
4) Após os escândalos do Mundial da Juventude, será que é interessante a CBX passar este tipo de organização à empresas privadas?
5) A FCX deveria então apoiar o evento em pró do xadrez no estado, mesmo tendo este atrapalhado seu calendário?


São tudo questões a se pensar, pressinto que este assunto pode gerar muitas complicações, cabe a nós entendê-lo perfeitamente antes de tomar partido à algum dos lados.

Estou enviando o link deste post para os diretores da CBX, FCX e BR Xadrez, já que eles são as únicas pessoas que podem nos dar uma luz nesta situação.
Ir para o topo Ir para baixo
Compartilhar este artigo em: reddit

Nova polêmica no Xadrez Brasileiro :: Comentários

jefferson_almeida
Re: Nova polêmica no Xadrez Brasileiro
Mensagem Qua 18 Abr 2012, 13:19 por jefferson_almeida
Apartir do momento que esse tipo de coisa começa acontecer, os jogadores que sustentam... ou seja aqueles que paga inscrição começa a se perguntar se vale a pena ir competir em vários torneios, eu mesmo só jogo os perto de casa e que eu não gasto muito, pois aceitei que a organização da maioria não é boa!
akros
Re: Nova polêmica no Xadrez Brasileiro
Mensagem Qua 18 Abr 2012, 15:36 por akros
Eder Appel escreveu:



Pergunto à vocês então:
1) Será que a FCX realmente não tinha conhecimento deste torneio?
2) Este acontecimento realmente pode re-afastar a CBX e FCX?
3) É correto, organizações privadas organizarem um torneio em um estado sem a autorização da Federação local?
4) Após os escândalos do Mundial da Juventude, será que é interessante a CBX passar este tipo de organização à empresas privadas?
5) A FCX deveria então apoiar o evento em pró do xadrez no estado, mesmo tendo este atrapalhado seu calendário?


São tudo questões a se pensar, pressinto que este assunto pode gerar muitas complicações, cabe a nós entendê-lo perfeitamente antes de tomar partido à algum dos lados.

Sem dúvida um caso polêmico, que envolve no mínimo uma enorme falta de organização, de planejamento e de comunicação.

Desconheço explicações outras que poderiam haver acerca deste episódio por parte das entidades organizadoras. E esta falta de comunicação, de satisfação aos seus filiados é que deixa a desejar.

A FCX estava realmente desinformada desse torneio? Como isso se explicaria? Falha da CBX em comunicar em tempo hábil ou da FCX que não atentou corretamente à sua agenda de eventos?

Onde entra a BR Xadrez nesta polêmica toda? Teria de alguma forma sido favorecida em detrimento da pré-agenda da FCX que já se movia para realizar o evento em Joinville? Como poderia estar organizando um evento em Santa Catarina sem que a FCX soubesse ( o que se explicaria a necessidade de se cancelar em cima da hora o torneio em Joinville)?

Será que houve comum acordo entre CBX, FBX e BR Xadrez simplesmente beneficiando um evento por julgarem-no mais viável naquele momento ao antecipadamente agendado torneio em Joinville?

Muitas perguntas, muitas dúvidas, e me parece nenhuma satisfação oficial a respeito.

Fica o desânimo daqueles que se agendam com antecipação, que se dedicam horas ao preparo emocional e técnico, que reformulam as prioridades familiares e profissionais, tudo para poderem participar desses tipos de eventos. Quem como o vento se vai...

A questão não é tomar lado algum, não se busca culpados, não é uma caçada às bruxas, mas sim uma exigência por respostas, por ser informado, ser respeitado como filiado que paga suas taxas e tem direito a contar com entidades que têm o mínimo de organização administrativa.

Deu a impressão de descaso... que pouca importância se deu àqueles que se preparavam para estarem em Joinville de 19 a 22 de Abril.

Seria uma resposta sensata se a próxima data agendada para esse evento (Torneio de Joinville) contasse com um boicote organizado por parte dos jogadores, como protesto a essa Tríplice-administração que ignora seus afiliados.

Talvez haja alguma explicação outra para esse desencontro de datas/agendas, mas transparência seria sempre bem-vinda.
Pandão
Re: Nova polêmica no Xadrez Brasileiro
Mensagem Qua 18 Abr 2012, 18:39 por Pandão
Se não me engano ,não tenho certeza, tem uma lei que diz mais ou menos isso:
"caso tenha sido marcado um torneio,de qualquer esporte, e haja a necessidade de troca de data, a troca só pode ser efetivada com no minimo 3 semanas de antecendencia ou caso o local onde o torneio seria realizado sofra danos estruturais sérios."

Alem de ter sido uma falta de organização foi uma grande falta de respeito com os jogadores, sou a favor do boicote a próxima data para demonstrar que os jogadores não são palhaços.
Agora notei, em um país onde todos são feitos de palhaços não era de se esperar uma coisa muito diferente.
avatar
Re: Nova polêmica no Xadrez Brasileiro
Mensagem Qua 18 Abr 2012, 21:54 por davidycaroh
Eu não tenho conhecimento dessas entidades que foi relatado, mas segundo o que eu li no artigo do Eder, muitas coisas podem ter acontecido para ter mudanças de datas muito repentinas entre esses torneios, mas duvido que seja esclarecido o verdadeiro motivo, sempre vai ficar nesse ping-pong...é culpa de fulano é culpa de sicrano. Com certeza pra ter acontecido isso sem dúvida alguém tá agindo de forma esquisita!

Mas fica o prejuízo de quem tinha decidido participar e acabou sendo prejudicado pelo adiamento.

O que é o mais triste de tudo!
Eder Appel
Re: Nova polêmica no Xadrez Brasileiro
Mensagem Qui 19 Abr 2012, 09:16 por Eder Appel
Já tive uma resposta do Pablyto e da FCX. Estou aguardando o OK deles para postar novidades por aqui.

Um detalhe importante: Acabaram de tirar do Folder do evento, a informação que a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) está organizando o mesmo. Alteraram para "apoiadores".
Eder Appel
Re: Nova polêmica no Xadrez Brasileiro
Mensagem Sex 20 Abr 2012, 08:55 por Eder Appel
Bom dia pessoal.

Segue resposta de Ladir Brandt e da FCX sobre o assunto. (em breve farei um novo post sobre o tema).
Pablyto Robert, presidente da CBX também enviou uma resposta por e-mail, entretanto não me deu um OK sobre a possibilidade de divulgá-la.

FCX:
Enviou um link com detalhes sobre todo o acontecimento:
http://www.fcx.org.br/sobe0.htm


Ladir Brandt:
Segue e-mail "ipsis litteris".
Prezado
Eder Appel,
Em primeiro lugar quero agradecer as palavras
gentis que você colocou em seu texto quando citou o meu nome.
Face a esta citação me acho no direito, quem
sabe até no dever de me posicionar, digo como Ladir Albano Becker Brandt.
Alguns comentários já colocados neste fórum
deram a entender que não me conhecem, desta forma gostaria de esclarecer alguns
pontos, pessoais, pois o da “empresa” nas próximas horas iremos enviar a você a
nossa posição.
Iniciei como jogador em atividades de âmbito
estadual em 1972 no Rio Grande do Sul, fui dirigente da FGX pela primeira vez
em 1982, tive envolvimento direto em organização de competições em mais de 100
oportunidades, das quais duas somente me entristeceram, uma delas sendo esta
que ainda não foi realizada, Forquilhinha.
Em território catarinense o primeiro evento
que me envolvi de uma forma mais ativa foi o Panamericano da Juventude
realizado no Balneário Camboriu, na mesma o presidente da época estava enfrentando
sérios problemas financeiros para a realização do evento, na oportunidade me
dispus a auxiliar no que fosse necessário, além de conseguir um apoiador, que
ficou no anonimato, da minha cidade natal que ofertou todos os troféus e todas
as medalhas para o evento. Fiquei em SC durante uma semana na arbitragem e
auxiliando no almoxarifado, este sem chave e cadeado.
Sempre que necessário socorri de alguma forma
o presidente da época, em arbitragens na maioria, chegando ao ponto de
organizar, dar os primeiros passos, na Pousada de propriedade de Jairo
Cordioli, local que organizei três competições, abrindo as portas para a FCX
ter mais um local, uma cidade, um patrocinador de eventos, se não souberam
manter não tenho a menor culpa.
Portanto caro Eder Appel, nunca tive
interesse em prejudicar o xadrez seja onde for, muito menos em Santa Catarina. Hoje
sou proprietário de uma empresa BR Xadrez, tendo como sócio o amigo de longa
data Fernando Barros.
Ainda na primeira pessoa, tenho como “norte”
fazer o bem ao xadrez de um modo geral, tanto que já levei “puxões de orelha”
por auxiliar gratuitamente entidades que pregam o xadrez como algo de bom. Vou
continuar fazendo isso, doa a quem doer. Entre palestras, cursos e até
simultâneas já passaram por mim mais de dois mil professores e ou enxadristas,
sempre de forma gratuita.
Aproveito a oportunidade e vou comentar
rapidamente em nome da empresa um ponto que você colocou agora no fórum, “que
acabaram de tirar do Folder do evento, a informação que a Confederação
Brasileira de Xadrez (CBX) está organizando o mesmo. Alteraram para “apoiadores”.
Quando do envio do Folder e do Regulamento
para a CBX enviamos, como todas as competições do circuito que já registramos, tendo
como organizadores a CBX e BR Xadrez. Temos o entendimento que ambos são
organizadores, pois o Circuito Brasileiro de Xadrez Rápido é de responsabilidade
de seu idealizador, portanto CBX. A mesma é que outorga poderes para seus
organizadores cadastrados, desta forma, ambos são organizadores, CBX do
Circuito e a BR Xadrez das etapas que estiver organizando.
A Confederação Brasileira de Xadrez não tem
este entendimento e solicitou, no dia de ontem, que nós alterássemos este
campo, sendo nós organizadores (e sempre fomos mesmo) e a entidade mãe como
apoiadora, que na realidade não deixa de também estar correto.
Finalizando prezado Eder, agradeço mais uma
vez a sua postura frente ao que está ocorrendo, além de informar que nas
próximas horas a BR Xadrez estará enviando o seu pronunciamento ao que está
ocorrendo, sem usar de subterfúgios como os “negritos” em textos, para piorar textos
de outros, tentando, inutilmente é claro, direcionar a opinião justamente de
enxadristas. Esta novela eu já assisti, faz alguns anos, QUE REI SOU EU?
Abraço
Ladir A. B. Brandt
Re: Nova polêmica no Xadrez Brasileiro
Mensagem  por Conteúdo patrocinado
 

Nova polêmica no Xadrez Brasileiro

Ir para o topo 

Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Polêmica Aberto de Forquilhinhas - Parte 2
» 78º Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez
»  78º Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez
» Final do Brasileiro de Xadrez Rápido 2012 -Forquilha/SC
» Patroclo Ruiz e Vivien Ferenczy são os novos campeões brasileiro de xadrez rápido

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Tabuleiro Social :: Central de Controle :: Blog :: Tabuleiro Social-
Ir para: