Tabuleiro Social
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInícioÚltimas imagensTorneios de Xadrez OnlineDownloadsJogarRegistarProcurarEntrar

 

 O Xadrez deveria ser obrigatório nas escolas do Brasil?

Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Leon Mendes

Leon Mendes


Idade : 47
Posts : 3334
Agradecido : 370
Cadastrado : 02/08/2011
Rio Grande do Sul

O Xadrez deveria ser obrigatório nas escolas do Brasil? Empty
31032012
MensagemO Xadrez deveria ser obrigatório nas escolas do Brasil?

O Xadrez deveria ser obrigatório nas escolas do Brasil? Xadrez_Criancas_Escolar

Diversos estudos apontam os benefícios da prática do xadrez: melhora o raciocínio lógico e crítico, a memória, concentração, aumenta o QI. Só por ai já da para perceber que, se o xadrez fosse obrigatório nas escolas do pais para crianças acima de 6 anos - idade considerada a ideal para se começar a aprender xadrez - a qualidade de ensino - aprendizagem das demais matérias escolares seria muito melhor certo?

Aqui no Brasil, quando se refere ao ensino desse jogo em escolas, percebemos que nas da rede privada em sua maioria ensinam xadrez pelo menos uma vez por semana, disponibilizando material, professor e tudo mais. Já em escolas publicas são poucas que reservam espaço, tempo, material para o jogo, com exceção de algumas cidades que já implantaram o xadrez nas escolas publicas e outras em que voluntários se tornam professores de xadrez.

A Armênia, um pais da Europa, tornou o ensino de xadrez obrigatório em todas as escolas do país no ano de 2011, eles acreditam que o xadrez ira aumentar o "grau de intelectualidade de seus habitantes". Entretanto, este jogo já era uma mania nacional, podemos até dizer que o xadrez esta para a Armênia assim como o futebol está para o Brasil. Os armênios, inclusive conseguiram bater muitas das potencias mundiais que estavam no topo da listas dos melhores.

Mas, e no Brasil? Respondendo a pergunta do primeiro paragrafo eu diria que a resposta é um sonoro não. Tornar o xadrez obrigatório só afastaria as pessoas ainda mais do jogo. Em um pais como a Armênia onde este esporte é uma obsessão nacional a obrigatoriedade do xadrez nas escolas com certeza é uma boa ideia, mas aqui no Brasil isso teria um sentido contrario - acho que nós brasileiros não gostamos muito da palavra obrigatório.

Na minha humilde opinião, o xadrez deve sim ser implantado em TODAS as escolas, mas não deve ser obrigatório. Participariam das aulas apenas aqueles que realmente gostarem delas, com o tempo a quantidade de pessoas interessadas em aprender xadrez aumentaria naturalmente.

Qual a sua opinião sobre o ensino de xadrez nas escolas?

Do Dicas Xadrez por Raquel Coelho
Ir para o topo Ir para baixo
Compartilhar este artigo em: reddit

O Xadrez deveria ser obrigatório nas escolas do Brasil? :: Comentários

Leon Mendes
Re: O Xadrez deveria ser obrigatório nas escolas do Brasil?
Mensagem Sáb 31 Mar 2012, 11:01 por Leon Mendes
Acho que deveria ser obrigatório,só pelos benefícios acima citados.Olha a quantidade de material inútil que se tem que aprender obrigatoriamente na escolas hoje em dia,como quimica por exemplo.


raquelcoelho
Re: O Xadrez deveria ser obrigatório nas escolas do Brasil?
Mensagem Sáb 31 Mar 2012, 11:56 por raquelcoelho
Acho que deve ser uma atividade voluntária!
A despeito dos benefícios que a adoção do xadrez pudesse trazer aos alunos, ainda assim a obrigatoriedade não é calcada em premissas por si só justificáveis.

Outros jogos também são excelentes para auxiliar nas capacidades cognitivas dos alunos, como GO entre outros.

Eleger o xadrez dentre tantas outras opções é tendencioso.

Como atividade extra-curricular e voluntária, creio ser um diferencial na oferta que as instituições de ensino possam disponibilizar.

Aproveitando mais uma vez para elogiar o blog da Raquel! Ainda ontem lá estive navegando e fiquei realmente encantado com a qualidade e dedicação com que os conteúdos têm sido adicionados. Parabéns Raquel !! positivo
costachess
Re: O Xadrez deveria ser obrigatório nas escolas do Brasil?
Mensagem Sáb 31 Mar 2012, 14:16 por costachess
Acho que deveria ser obrigatório a existência do xadrez em todas as escolas mas a prática da atividade pelos alunos voluntária.

Obrigatório: ter a atividade disponível aos alunos em todas as escolas

Não obrigatório: o aluno não deve ser obrigado a prática.
costachess
Re: O Xadrez deveria ser obrigatório nas escolas do Brasil?
Mensagem Sáb 31 Mar 2012, 14:40 por costachess
De repente, junto ao ensino da análise combinatória (que esta sim, é obrigatória) , incluir cálculos combinatórios simples sobre os jogos mais comuns de tabuleiros, já que aos jogos de cartas já se faz naturalmente isto. Pode ser com xadrez, go, damas, enfim, o professor trabalhe isto primeiro. Obviamente mais simples seria calcular o número de posições possíveis que dois reis se encontrem em um tabuleiro. Mas a prática do xadrez em si, deve ser voluntária.
raquelcoelho
Re: O Xadrez deveria ser obrigatório nas escolas do Brasil?
Mensagem Sáb 31 Mar 2012, 16:28 por raquelcoelho
costachess escreveu:
Acho que deveria ser obrigatório a existência do xadrez em todas as escolas mas a prática da atividade pelos alunos voluntária.

Obrigatório: ter a atividade disponível aos alunos em todas as escolas

Não obrigatório: o aluno não deve ser obrigado a prática.

Exatamente!

avatar
Re: O Xadrez deveria ser obrigatório nas escolas do Brasil?
Mensagem Sáb 31 Mar 2012, 17:11 por davidycaroh
deveria ser obrigatório por todos os benefícios que o xadrez traz para a pessoa, melhora sua condição de análise, concentração e sem falar que ajuda muito no raciocínio lógico e matemática, ajuda principalmente nos estudos de escola, infelizmente no país onde vivemos poucas pessoas sabem disso!!!
Leon Mendes
Re: O Xadrez deveria ser obrigatório nas escolas do Brasil?
Mensagem Sáb 31 Mar 2012, 17:43 por Leon Mendes
Isto ai David! parabens
Leon Mendes
Re: O Xadrez deveria ser obrigatório nas escolas do Brasil?
Mensagem Sáb 31 Mar 2012, 17:58 por Leon Mendes
"O xadrez é um jogo útil e honesto, indispensável na educação da juventude" (Simom Bolívar)
Pô se passar a ser obrigatório o ensino do xadrez nas escolas... Vou voltar a estudar!!! :aal: rir
avatar
Re: O Xadrez deveria ser obrigatório nas escolas do Brasil?
Mensagem Sáb 31 Mar 2012, 18:30 por davidycaroh
Concerteza, só acervo de curiosidade, o meu professor da faculdade da disciplina de Lógica Matemática ele incentivava muito o Xadrez para o melhoramento da pessoa em si, ele dizia que para ele hj era fundamental as crianças terem o conhecimento no jogo de xadrez principalmente nas escolas, porque o nosso país é muito fraco em conhecimentos matemáticos e o xadrez era uma das ferramentas para o auxílio de desenvolvimento.
David,Lógica Matemática é a mesma coisa que Matemática Discreta?

concordo com utilizar o xadrez como método de ensino,mas não pode ser obrigatório,vai ter muita criança funkeira vida loca stronda thug que vai ir só ficar incomodando e dizendo que é coisa de velho e vai puxar todos pra fora da aula
Pandão chutando o balde! risonho risonho :aae:

Pandão escreveu:
vai ter muita criança funkeira vida loca stronda thug que vai ir só ficar incomodando e dizendo que é coisa de velho e vai puxar todos pra fora da aula
mas é verdade xD
todo colégio é a mesma coisa,vai ter um aluno cancer que vai espalhar em todo o órgão(sala de aula) e acabando com tudo
avatar
Re: O Xadrez deveria ser obrigatório nas escolas do Brasil?
Mensagem Sáb 31 Mar 2012, 20:00 por davidycaroh
Sim mesmo que tenha, eu garanto que a escola ou até mesmo o professor vai saber lidar com esse tipo de situação, afinal assim participa quem quer dando a opção de escolha.
acredite,professor não resolve esse problema,pelo menos em nenhuma turma que eu conheça. por isso que eu disse opcional,ai não teria os que tão la por obrigação
avatar
Re: O Xadrez deveria ser obrigatório nas escolas do Brasil?
Mensagem Sáb 31 Mar 2012, 20:04 por davidycaroh
Pandão escreveu:
David,Lógica Matemática é a mesma coisa que Matemática Discreta?

concordo com utilizar o xadrez como método de ensino,mas não pode ser obrigatório,vai ter muita criança funkeira vida loca stronda thug que vai ir só ficar incomodando e dizendo que é coisa de velho e vai puxar todos pra fora da aula

Matemática discreta, também chamada matemática finita, é o estudo das estruturas matemáticas que são fundamentalmente discretas, no sentido de não suportarem ou requererem a noção de continuidade. Grande parte (não todos), dos objetos estudados na matemática discreta são conjuntos contáveis, como os inteiros.
A matemática discreta tornou-se popular em décadas recentes devido às suas aplicações na ciência da computação (devido ao desenvolvimento de computadores digitais que funcionam em etapas discretas e ao armazenamento de dados em bits discretos). Conceitos e notações da matemática discreta são úteis para o estudo ou a expressão de objetos ou problemas em algoritmos de computador e linguagens de programação.

A lógica matemática é uma disciplina relacionada a lógica e a matemática, consiste no estudo matemático da lógica e na aplicação deste estudo a outras áreas da matemática. A lógica matemática guarda estritas conexões com a ciência da computação, sendo que esta ciência teve como precursor o clássico de lógica matemática Principia Mathematica. Foi também chamada de lógica simbólica. Inclui a lógica clássica (de Aristóteles), mas com uma notação diferente, mais abstrata, tomada da álgebra. Tradicionalmente dividida em Teoria dos Conjuntos, Teoria dos Modelos, Teoria da Prova e Teoria da Recursão, inclui as partes da lógica que podem ser modeladas e estudadas matematicamente.
(então são realmente parecidas,eu estudei proposições e notação lógica agora a pouco haha)<=>¬(são totalmente diferentes)
raquelcoelho
Re: O Xadrez deveria ser obrigatório nas escolas do Brasil?
Mensagem Sáb 31 Mar 2012, 20:15 por raquelcoelho
Uma vez o diretor da minha escola instituiu o xadrez como disciplina obrigatória, e só compareceram umas duas pessoas.

Poucas pessoas veem o xadrez como uma disciplina, veem ele como um jogo, e ninguém gosta de ser obrigado a fazer alguma coisa.
avatar
Re: O Xadrez deveria ser obrigatório nas escolas do Brasil?
Mensagem Sáb 31 Mar 2012, 20:16 por davidycaroh
Realmente ninguém é obrigado mesmo, eu até concordo que seja opcional, mas também era pra ter em cada escola do país nem que seja uma sala reservada para ensino de xadrez caso o aluno queira aprender algo por fora das disciplinas da escola, isso que eu acho que teria que ser obrigatório um investimento no xadrez!


Última edição por davidycaroh em Sáb 31 Mar 2012, 20:19, editado 1 vez(es)
o xadrez só não é visto como um jogo por aqueles que estão dentro do meio,quando falei na faculdade que existem pessoas que ganham dinheiro com o xadrez me olharam incrédulos,para quem não tem parentes enxadristas nem amigos enxadristas que provem o contrario xadrez é um mero jogo
avatar
Re: O Xadrez deveria ser obrigatório nas escolas do Brasil?
Mensagem Sáb 31 Mar 2012, 20:24 por davidycaroh
E quais formas de se ganhar dinheiro com o xadrez?
raquelcoelho
Re: O Xadrez deveria ser obrigatório nas escolas do Brasil?
Mensagem Sáb 31 Mar 2012, 20:25 por raquelcoelho
Pois é, como já foi dito, em toda escola deveria ter um espaço reservado para o xadrez, e -para mim- só participariam aqueles que quisessem aprender ou já sabem e só querem jogar. Fazer uma coisa dessas por obrigação... Eu sei que iria odiar ter que praticar um esporte ou jogo por obrigação, eu mesma nunca fui na educação física em dia de futebol, cada um tem seu gosto, se não quer praticar não pratica!

----

Faço a mesma pergunta que o David.
Temos de ver que tornar obrigatório o xadrez nas escolas mas não exigir uma estrutura mínima, como: local, profissional capacitado, equipamento, etc, só vai virar bagunça e em alguns casos cabide de emprego.

Agora ter uma estrutura mínima tem seu custo!

Obrigar as escolas a adotarem o xadrez, mas não haver obrigação por parte dos alunos, é uma política romântica, mas que poderá gerar custos sem beneficiários.
 

O Xadrez deveria ser obrigatório nas escolas do Brasil?

Ir para o topo 

Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Tabuleiro Social :: Central de Controle :: Blog :: Tabuleiro Social-
Ir para: