Estava eu, todo feliz por marcar minha presença pela primeira vez em um torneio pensado valendo rating FIDE, que aconteceria em Joinville neste próximo final de semana (19 à 22 de Abril), quando entro na internet e verifico que o torneio fora adiado para uma data imprevista.
A princípio, tive uma "crise de nervos", já havia falado com minha mãe para cuidar do meu filho, a minha esposa desmarcou compromissos para ir comigo, só faltava mesmo fechar o hotel. Revoltado, fui atrás de respostas e eis que me deparo com uma situação no mínimo polêmica: Foi marcado uma etapa do Aberto do Brasil de Xadrez Rápido em Forquilhinhas-SC, organizado pela empresa BR Xadrez e pela CBX.
(vide folder)
Conversando com alguns enxadristas da região, acabei descobrindo que a FCX não sabia da realização deste torneio até o feriado de Páscoa e por temer problemas na organização da Taça Santa Catarina (e estava sendo planejado no mínimo desde o começo do ano), a presidência da FCX e do Clube de Xadrez de Joinville decidiram adiá-lo, pois a possibilidade de prejuízo com um evento que antes parecia 100% seguro ficou enorme.
Tudo isso me relembra os antigos problemas da FCX e CBX e sinceramente deixou-me mais uma vez preocupado. Estaria então na hora da comunidade enxadrística brasileira se informar sobre esta última polêmica, para se alguma bomba estourar, termos mais chances de sobreviver.
Tomei a liberdade de entrar em contato com o MF Haroldo, presidente do Clube de Xadrez de Joinville e um dos enxadristas mais queridos pelo Brasil, assim como um dos principais organizadores do torneio, para ter uma informação extra sobre o que já tinha sido feito pela Taça Santa Catarina. Fiquei feliz ao saber que, ao menos, eles ainda não tinham gasto recursos com a preparação do evento,
Entretanto, algo que me intriga, é que Ladir Brandt e Fernando Barros, proprietários da empresa BR Xadrez, são duas pessoas extremamente queridas aqui por Santa Catarina, com participações ativas na Federação do estado (principalmente o segundo que chegou a ser Vice-Presidente). Suas iniciativas com o Aberto do Brasil são extremamente benéficas para o Xadrez Brasileiro, mas por que não foi avisado a FCX e estipulado uma data para que a Taça Santa Catarina também pudesse acontecer? (Dia 28 de Abril está marcado também a Copa Cidade de Curitiba, valendo o novo Rating FIDE rápido)
Pergunto à vocês então:
1) Será que a FCX realmente não tinha conhecimento deste torneio?
2) Este acontecimento realmente pode re-afastar a CBX e FCX?
3) É correto, organizações privadas organizarem um torneio em um estado sem a autorização da Federação local?
4) Após os escândalos do Mundial da Juventude, será que é interessante a CBX passar este tipo de organização à empresas privadas?
5) A FCX deveria então apoiar o evento em pró do xadrez no estado, mesmo tendo este atrapalhado seu calendário?São tudo questões a se pensar, pressinto que este assunto pode gerar muitas complicações, cabe a nós entendê-lo perfeitamente antes de tomar partido à algum dos lados.
Estou enviando o link deste post para os diretores da CBX, FCX e BR Xadrez, já que eles são as únicas pessoas que podem nos dar uma luz nesta situação.
Qua 18 Abr 2012, 13:19 por jefferson_almeida