E ae David!
Cara, com CERTEZA é mais aconselhável jogar partidas pensadas.
Só vale jogar partidas rápidas para pegar "instinto de jogo" para o apuro de tempo, mas nunca ficar jogando horas consecutivas na internet.
Bem, esse é o ideal, a verdade é completamente outra, eu jogo, em média, 10 partidas blitz(5min)/bullet(1min) por dia... Meu jogo não melhora EM NADA com isso, mas é divertido pra caramba!
Agora, sobre dicas para jogar blitz, complica um pouco pois não sou um ótimo jogador (ainda sou melhor em pensado), mas o que posso dizer é:
1) Cuide mais do seu adversário do que de você! 90% das partidas blitz, em nível fraco (até 2000 de rating, me incluo nesse patamar) quem erra menos vence.
2) Faça mais lances simples para não perder tempo. Em lances críticos gaste um pouco mais o tempo q vc tem, mas sempre controle o relógio.
3) Para bom resultados, utilize o que você tem de melhor... Se o seu estilo de jogo é tático, fuja de linhas de aberturas, invente, complique o jogo e tente utilizar sua qualidade. Se for posicional/estratégico, descomplique o jogo. Se você for um bom jogador de finais, vai trocando tudo e vê no que dá!
Espero ter ajudado!