Tabuleiro Social
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInícioÚltimas imagensTorneios de Xadrez OnlineDownloadsJogarRegistrarProcurarEntrar

 

 Enxadristas e o Poker

Ir para baixo 
AutorMensagem
Leon Mendes

Leon Mendes


Idade : 47
Posts : 3334
Agradecido : 370
Cadastrado : 02/08/2011
Rio Grande do Sul

Enxadristas e o Poker Empty
05122011
MensagemEnxadristas e o Poker

Enxadristas e o Poker - por GM Darcy Lima

Enxadristas e o Poker Poker

Já faz alguns anos que jogadores de xadrez vêm migrando para o poker. Grandes Mestres, Mestres e amadores têm trocado o jogo dos "reis" pelos reis, ases e damas das cartas. Com o boom do poker, as transmissões pela TV dos principais eventos de poker e o avanço do poker online, vemos essa migração ocorrer em progressão geométrica.

Aqui no Brasil, esse fenômeno está ocorrendo de maneira rápida, e alguns dos principais profissionais de xadrez do País já dedicam a maior parte do seu tempo às mesas de poker reais e virtuais. Muitos têm sido atraídos pelos grandes prêmios, que são muito maiores do que no xadrez, mas a maioria encontra no poker uma arena fértil para explorar sua competitividade e seus dons naturais de estratégia e psicologia.

Em uma comparação mais específica do jogo de xadrez e do jogo de poker, vemos algumas diferenças interessantes:

O xadrez está muito estudado, desde o século XVI – o que determina que, para que o jogador realmente evolua, ele tem que estudar muito as três fases do jogo (Abertura, Meio jogo e Final). Para estar competitivo, ele deve ter um conhecimento enciclopédico de diversas variantes e conhecimentos às vezes demasiadamente específicos e difíceis. Isso tira um pouco da emoção do jogo e nivela talentosos jogadores com jogadores menos habilidosos. Isso leva, também, a empates às vezes totalmente insossos. Para se ter uma idéia, em alguns eventos com a elite do xadrez, os organizadores estão obrigando os jogadores a assinar um pré-contrato que evita empates sem interesse. No poker, o nivelamento através do estudo exaustivo não ocorre e, sempre que as "mãos" forem relativamente equilibradas, o melhor terá vantagem sobre o menos habilidoso.

Outro fator importante é a previsibilidade do xadrez versus a imprevisibilidade do poker. No xadrez, a posição das peças é conhecida pelos dois jogadores. Teoricamente, você pode analisar todas as possíveis jogadas e encontrar a melhor (o que é matematicamente impossível, devido ao gigantesco número de combinações factíveis). No poker, porém, você não tem todas as variáveis à sua disposição e desconhece as cartas dos seus oponentes. O que virá do deck de cartas também. Isso dificulta a análise e traz mais emoção e interesse à medida que traz o imprevisível. O jogador de poker deve então analisar esses fatores imprevisíveis na hora de realizar sua jogada.

Além desses fatores, temos algo adicional, que é a aposta, no jogo de poker. Quando o xadrez estava nos primórdios e era jogado nos países árabes, podia-se apostar em cada lance ou em toda a partida. Quando o xadrez instalouse na Europa, através das invasões árabes na Península Ibérica, a moral cristã vigente na época fez algumas modificações no movimento das peças e retirou o fator de aposta do jogo. No poker, o fator aposta é um ingrediente importante e faz parte das inúmeras possibilidades de desequilibrar uma partida e torná-la mais interessante.

Algo que tanto o jogador de xadrez quanto o jogador de poker utilizam é a psicologia. O jogador de xadrez freqüentemente procura “saber” como o adversário pensa, para utilizar estratégias mais incômodas para o seu oponente. Assim, ele pode escolher uma jogada não tão boa, segundo uma abordagem concreta da posição, mas que levará seu oponente a ser pressionado a entrar em um tipo de jogo que ele não deseja, assim podendo forçar o adversário a adotar uma postura defensiva quando este preferia atacar, por exemplo.

O jogador de poker tem desafio semelhante, mas usa sua habilidade de percepção não só para descobrir a estratégia de seu oponente, mas também para "adivinha"” as cartas de seu adversário. Muitos jogadores de poker usam óculos escuros para tentar não revelar algo através dos olhos para seu oponente. Essa prática tem um caso famoso no xadrez, quando o desafiante do campeão do mundo, o ex-soviético Vicktor Korchnoi, usou óculos escuros espelhados para enfrentar o então campeão do mundo na época, Anatoly Karpov.

Certamente que o xadrez não acabará, e sua capacidade estética, sua história e suas partidas continuarão a atrair novos jogadores. Mas fica clara a razão da "migração" dos enxadristas entre os jogos: poker e xadrez têm relações em várias áreas da pesquisa humana, tais como Inteligência Artificial e arte da negociação. Além disso, muitas habilidades praticadas em um jogo podem ser usadas no outro, trazendo maior experiência ao jogador,como um todo. Pratique poker e xadrez!


Artigo de GM Darcy Lima, publicado na Revista Flop .
Ir para o topo Ir para baixo
Compartilhar este artigo em: reddit

Enxadristas e o Poker :: Comentários

Pandão
Re: Enxadristas e o Poker
Mensagem Seg 05 Dez 2011, 10:47 por Pandão
Eu jogo poker nas horas vagas(enquanto to no msn por exemplo) e é realmente interessante o fato de você pensar muito mais no que o cara tem e o que pode virar na mesa e as suas chances,se sua mão é realmente superior a da adversário.Se você for jogar "pensando" se torna até um pouco "estressante", e após uma partida acaba como se tivesse jogado uma de xadrez bem exaustiva.
Aconselho a todos o poker,é um "esporte" realmente bom e pode até te render um pouco/muito de dinheiro/dividas e é muito bom de jogar com amigos
jefferson_almeida
Re: Enxadristas e o Poker
Mensagem Seg 05 Dez 2011, 13:41 por jefferson_almeida
Nas horas vagas eu jogo boardgames

http://funboxbr.blogspot.com/2011/12/commander-in-chief.html
Pandão
Re: Enxadristas e o Poker
Mensagem Seg 05 Dez 2011, 22:10 por Pandão
eu adoraria jogar boardgames,mas são muito caros =x
jefferson_almeida
Re: Enxadristas e o Poker
Mensagem Seg 05 Dez 2011, 23:31 por jefferson_almeida
cara, meu vizinho é viciado ele compra um monte, daí junta o pessoal lá e joga... eu não compro também pelo mesmo motivo... o que eu quero comprar é xadrez para 3 pessoas xD
akros
Re: Enxadristas e o Poker
Mensagem Dom 01 Abr 2012, 21:33 por akros
Interessante

Há quase 2 anos atrás a lenda do Poker Allen Cunningham afirmou que ele iria alcançar o rating de 2100 em um ano.

Após dois anos seu elo é de 1886, e ele continua tentando.


Fonte: http://www.pogonina.com/index.php?option=com_content&task=view&id=517&lang=english


While many chess players (including grandmasters) love playing poker part-time or even quit chess to try their luck in the card game, there are opposite examples. Allen Cunningham needs no introduction for poker-playing people. He owns 5 WSOP bracelets, has been named player of the year in 2005 and has over $10, 400, 000 in official tournament winnnings (10th largest in history). This year he decided to take a prop bet from another famous poker player - Howard Lederer. The first news was the Allen will try to get from novice to 2100 in a year. Later on the details have been clarified: he will be playing vs Howard in a high stakes chess match. Given that Howard hasn't been competing for over 20 years, and his rating of USCF 1951, his playing strength should be closer to 1700-1800 than 2100. Of course, Howard is not allowed to study or practice chess before the event.

Allen seems to take the challenge seriously (studying up to 6 hours a day) and be more interested in becoming a better player than just beating his opponent. His recent success at US Open says everything: the poker champ won 3 games against Experts and drew an NM along the way! That's incredible, isn't it?

Allen says:

A chess game is 4 hours of intense concentration over the course of 4 hours. Then you do it again after trying to choke down some food. Poker is 1/2 hour of concentration over a span of 10 hours. Of course, I'm much more experienced at poker so most plays are natural as can be and I can find them without breaking a sweat. Even so, I don't find a slow chess game online or live with a friend stressful at all so there is just something about the tournament setting that ups the pressure. I need to convince myself to just have
fun.

You can follow Cunningham's progress, offer advice or view some of Cunningham's games at a special forum thread. Good luck, Allen!
Re: Enxadristas e o Poker
Mensagem  por Conteúdo patrocinado
 

Enxadristas e o Poker

Ir para o topo 

Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Nova Rede Social para enxadristas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Tabuleiro Social :: Central de Controle :: Blog :: Tabuleiro Social-
Ir para: