Tabuleiro Social
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInícioÚltimas imagensTorneios de Xadrez OnlineDownloadsJogarRegistarProcurarEntrar

 

 Rafael Leitão critica critérios de desempate exigidos pela CBX

Ir para baixo 
AutorMensagem
Leon Mendes

Leon Mendes


Idade : 47
Posts : 3334
Agradecido : 370
Cadastrado : 02/08/2011
Rio Grande do Sul

Rafael Leitão critica critérios de desempate exigidos pela CBX Empty
09042012
MensagemRafael Leitão critica critérios de desempate exigidos pela CBX

Rafael Leitão critica critérios de desempate exigidos pela CBX Rafael+leitao

O principal tema nos últimos meses é a inovação da CBX no seu regulamento que exige que todos os torneios da FIDE usem os critérios na ordem RECOMENDADA pela federação internacional de xadrez:

1. Confronto direto
2. Número de vitórias
3. Número de partidas com as negras...

Rafael Leitão, um dos vários insatisfeitos e grande mestre internacional de xadrez fez um comentário na rede social, onde concordo plenamente:

"O atual sistema de desempate usado nos torneios abertos no Brasil é um absurdo. Cara ou coroa seria mais justo. Isso é consenso entre todos os profissionais que conversei. Não sendo uma obrigação da FIDE, isso não deveria ser usado por aqui. A realidade dos principais torneios na Europa é totalmente diferente da nossa."

Está na hora desta palhaçada acabar!

Fonte: Blog Xadrez Arte


Última edição por Leon Mendes em Sáb 28 Jul 2012, 09:58, editado 4 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Compartilhar este artigo em: reddit

Rafael Leitão critica critérios de desempate exigidos pela CBX :: Comentários

então quer dizer que só com esses 3 critérios supri todos os quesitos de desempate???

Realmente é necessário abandonar todos os outros quesitos???

Já testaram aqui no Brasil pelo menos pra saber se funciona???
Como comentei no grupo do face, pra suiço não serve, mas pra schuring sim.
Então ele tá fazendo revolta a toa!!!!

Mas aposto que nem muda!!!
Quando falei "serve" , apenas estava dando minha opinião de justiça em critérios de desempate, mas acho que a forma que me expressei causou confusão. Em um sistema suíço os adversários podem não coincidir, no que usar o critério de desempate pela soma da pontuação dos adversários, fazendo descarte, não fazendo descarte dos melhores e piores deles, entre outros critérios, ou aquele que considera o desempenho do jogador com vitórias consecutivas, esqueci os nomes dos critérios, mas enfim, saber o nome do critério de desempate não influencia na avaliação se um critério é justo ou não, eu vejo como mais justo no suíço a soma dos pontos dos adversários, pelo fato de a coincidência de enfrentarem os mesmos adversários é mínima. Se bem que valorizar o confronto direto no suíço acho justo também. No caso do schuring não. No schuring são todos contra todos, então nada mais justo que valorizar a vitória. Se empatar em pontos, deve-se valorizar a vitória. Sim, confronto direto primeiro, podem achar mais justo. Mas a vitória deve ser valorizada. Vitória como critério secundário somente se for valorizado o confronto direto como primeiro critério. Em um suíço já creio ser discutível a vitória como segundo critério por causa da força dos adversários de cada um. Mas obviamente, mesmo que a vitória fique como segundo critério de desempate, o terceiro critério acho injusto. Enfim, só li o que o o Leon postou sobre o que o Rafael Leitão escreveu. Se for direcionado somente ao sistema suíço eu concordo com Rafael. Já pro Schuring não sei a opinião dele, o que ele acharia justo pra tal.
joliver kozlowski
Re: Rafael Leitão critica critérios de desempate exigidos pela CBX
Mensagem Ter 10 Abr 2012, 16:43 por joliver kozlowski
Rafael Leitão critica critérios de desempate exigidos pela CBX 4068494494 Rafael Leitão critica critérios de desempate exigidos pela CBX 3900218194 ATÉ QUE ENFIM....







Rafael Leitão critica critérios de desempate exigidos pela CBX 4049840659 FINALMENTE O CONFRONTO DIRETO CONTARÁ POR AQUI!!!!
ahh entendi!!!
luizzfernandess
com certeza a CBX irá mudar esses critérios, muitos jogadores fortes não só do Brasil como de outros paises que jogam aqui não estão contentes, pelo jeito irá ser Rating Performance, como no sistema antigo, com a regra de Sofia, pra quem não saiba é proibido o empate antes de 30 lances!!, no meu entender haverá mudanças, vamos esperar.....
Dúvida: como critério de desempate, rating performance é mais justo que a soma dos pontos dos adversários?
Boa questão, ótimas críticas!

Ali quanto a insatisfação do Leitão ficou vago o seus motivos, não houve argumentos que explicassem o porquê.
Qual seria então a sugestão que nosso GM Rafael Leitão daria a esse respeito?
Cara e Coroa não serve! não pode
E cada um de nós? Que tal sugestões de critérios de desempate para cada tipo de torneio? duvida
 

Rafael Leitão critica critérios de desempate exigidos pela CBX

Ir para o topo 

Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Rafael Leitão Campeão!
» Entrevista com Rafael Leitão
» Aula com GM Rafael Leitão aos ganhadores do 3º TXO
» Como Pensam os grandes mestres - GM Leitão

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Tabuleiro Social :: Central de Controle :: Blog :: Tabuleiro Social-
Ir para: