Tabuleiro Social
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInícioÚltimas imagensTorneios de Xadrez OnlineDownloadsJogarRegistarProcurarEntrar

 

 Como explicar o inexplicável?

Ir para baixo 
AutorMensagem
Leon Mendes

Leon Mendes


Idade : 47
Posts : 3334
Agradecido : 370
Cadastrado : 02/08/2011
Rio Grande do Sul

Como explicar o inexplicável? Empty
06012013
MensagemComo explicar o inexplicável?

Como explicar o inexplicável? 2iizf60

"Procurar desculpas" para justificar uma derrota é tão antiga quanto o jogo! É lógico que no XADREZ de elite isso praticamente não existe mas nos níveis "kapivarísticos" (!) é bastante comum... Porque o jogador de baixo nível argumenta tanto? Já ouvi de tudo: não dormi bem, tava cansado, inverti uma jogada, cheguei atrasado, entre dezenas e dezenas..... Sem dúvida, o que mais se ouve (entre o XADREZ de baixo nível - fique claro isso) é o famoso: TAVA GANHO MAIS PERDI... Como pode? Se tava ganho? Então não tava? Mais tava demais... E aí o papo se estende.... Porque o glorioso Kapivara reluta em aceitar os próprios erros e despreparo somados à incompetência? Um Grande Mestre do passado disse: "só um jogador forte sabe o quão fraco seu jogo é"... Kasparov certa vez: "O xadrez é o mais violento dos esportes"... Perder implica em trabalhar limites, superar-se, absorver a derrota. Os GMs dedicam horas tentando entender o momentâneo "apagão" que culminou sua derrota... Não é fácil. Em outros esportes vários motivos explicam uma derrota no XADREZ não, somos os únicos culpados portanto é cômodo creditar esse momento à um fator externo, aliviando a própria dor! De qualquer forma, admitir a derrota é uma clara demonstração de auto crítica construtiva, fruto evidente de uma compreenção e crescimento no XADREZ...

FONTE:
http://blogdoandrereiss.blogspot.com.br
Visite o Blog!

Ir para o topo Ir para baixo
Compartilhar este artigo em: reddit

Como explicar o inexplicável? :: Comentários

costachess
Re: Como explicar o inexplicável?
Mensagem Dom 06 Jan 2013, 18:20 por costachess
Depende, fatores externos que prejudiquem a concentração não são desculpas. Quando perco cumprimento meu adversário seja com 300 de rating,seja com 8000. Espero que não incluas dentro do teu artigo meu tópico no Caissa Café sobre fatores externos =P.
costachess
Re: Como explicar o inexplicável?
Mensagem Dom 06 Jan 2013, 20:35 por costachess
Só do árbitro se aproximar da mesa do Kasparov em um match seu contra Short ele quase o enxotou dali imagina se houvesse o ocorrido no torneio o qual referi no tópico!!!!!!
akros
Re: Como explicar o inexplicável?
Mensagem Dom 06 Jan 2013, 20:53 por akros
Se não me engano, foi Susan Polgar (se não, umas das Polgar) que teve o azar de nunca vencer um homem sadio numa partida de xadrez. Todos que ela venceu, justificavam a derrota por culpa de algum problema de saúde! desolado
costachess
Re: Como explicar o inexplicável?
Mensagem Dom 06 Jan 2013, 21:06 por costachess
Bom, Akros, daí concordo. Eu perdi uma vez para um senhor que recém retornava de um derrame (no caso quem tinha problema de saúde que me venceu) e jamais justifiquei minha derrota. Tá certo que fui acometido de um blunder, mas o blunder foi quem me fez perder e também eu não tinha vantagem na partida, se não tivesse o blunder ainda assim o senhor posicionalmente teria chances de me vencer pois a posição se equilibrava. Os que tavam na minha volta sim queriam usar isto pra deboche enquanto eu, educado que sou, reconheci os méritos de sua vitória!!! Com ou sem Blunder o senhor me venceria. Um me perguntou, tá, mas nunca mais na vida ele te vence e eu respondi, como posso eu saber? Ele jogou bem e o blunder só antecipou a derrota. Aliás o chamam de Bobby e não a toa!!!! Quando falo em posição ganha ou perdida , falo em prol de fixar na mente as variações para a posição que por ventura tenha jogado de maneira ruim, nunca desmerecendo a vitória do adversário.

E aí, aprovado meu discurso? =P
costachess
Re: Como explicar o inexplicável?
Mensagem Dom 06 Jan 2013, 21:08 por costachess
Já na internet o cara pode inventar que a mãe, ou o cachorro ou o telefone tocando tão incomodando que o cara não vai saber. Faço sempre isto com o Iago, hauhauhau, mas no caso, mãe, cachorro, vizinho (infelizmente não namorada) me incomodam de vez eqdo quando o enfrento =P
costachess
Re: Como explicar o inexplicável?
Mensagem Dom 06 Jan 2013, 21:09 por costachess
Não invento não, Iago =P huahua
avatar
Re: Como explicar o inexplicável?
Mensagem Dom 06 Jan 2013, 22:37 por davidycaroh
eu sempre respondo o mesmo quando perco.

Quando me perguntam Ycaroh porque vc perdeu?

- Porque meu adversário jogou melhor só isso!
akros
Re: Como explicar o inexplicável?
Mensagem Seg 07 Jan 2013, 00:06 por akros
davidycaroh escreveu:
eu sempre respondo o mesmo quando perco.

Quando me perguntam Ycaroh porque vc perdeu?

- Porque meu adversário jogou melhor só isso!
Rapaz, sou tão capivara, que só me fazem uma perguntas dessas quando ganho! felicidade risonho
costachess
Re: Como explicar o inexplicável?
Mensagem Seg 07 Jan 2013, 23:05 por costachess
"Se não me engano, foi Susan Polgar (se não, umas das Polgar) que teve o azar de nunca vencer um homem sadio numa partida de xadrez. Todos que ela venceu, justificavam a derrota por culpa de algum problema de saúde!"

Tô pensando em pegar uma gripe da peste ligar pra ela e marcar um jogo, que acham? Não quero estragar as estatísticas dela.
akros
Re: Como explicar o inexplicável?
Mensagem Seg 07 Jan 2013, 23:45 por akros
riso Costa, seria até possível que você acabasse ganhando! Depois de umas "tossidelas" (cof, cof, cof) encima do tabuleiro, ela poderia preferir resignar a se "empestiar"! risonho

Se bem que virou rotina agora na Europa se ver jogadores usando máscaras. Em Hastings e no XLII Rilton Cup (2013) o norovirus tornou a máscara um item familiar.

Como explicar o inexplicável? Rilton07
Como explicar o inexplicável? Rilton08
"My sister Susan -- she was 16 or 17 -- said that she never won against a healthy man. After the game, there was always an excuse: 'I had a headache. I had a stomach ache.' There is always something" - Judit Polgar.

Interessante essa reportagem - http://edition.cnn.com/2012/08/30/world/europe/judit-polgar/index.html
costachess
Re: Como explicar o inexplicável?
Mensagem Ter 08 Jan 2013, 08:54 por costachess
Posso ir de armadura? Não, armadura é exagero, vou emplastificado.
Re: Como explicar o inexplicável?
Mensagem  por Conteúdo patrocinado
 

Como explicar o inexplicável?

Ir para o topo 

Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» "As peças são como meus filhos"
» Como é a vida do homem?
»  O Xadrez como Marketing nas Escolas
» Como Utilizar Softwares de Análise
» Como jogar partidas rápidas de 3 min e 5 min?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Tabuleiro Social :: Central de Controle :: Blog :: Tabuleiro Social-
Ir para: